Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu o Japão na manhã desta sexta-feira (12), no horário local, equivalente à noite de quinta-feira (11) no horário de Brasília. O alerta de tremores foi emitido para as regiões de Aomori, Hokkaido e Iwate. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) chegou a emitir aviso de tsunami, posteriormente suspenso.
O tremor recebeu intensidade 4 na escala sísmica japonesa, que varia de 1 a 7. Na segunda-feira (8), a mesma região havia sido afetada por um terremoto de 7,6, que levou mais de 90 mil pessoas a deixarem suas casas.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro ocorreu no mar, a 80 quilômetros de Misawa, em Aomori. O registro foi às 23h15 no horário local (11h15 no horário de Brasília). A profundidade do tremor foi estimada em 54 quilômetros pela JMA. O abalo foi sentido em grande parte do norte do país, e moradores registraram o momento do terremoto.
A primeira-ministra Sanae Takaichi informou que 33 pessoas ficaram feridas, nenhuma delas com gravidade. Este é o primeiro grande terremoto desde que Takaichi assumiu o governo, em outubro.
O governo relatou ondas pequenas de tsunami, com altura de até 70 centímetros, em locais como Mutsu Sekinehama, Urakawa, Erimo, Hachinohe, Miyako, Kamaishi, Kuji, Tomakomai e Shiraoi. O alerta de tsunami foi oficialmente encerrado.
Com informações do G1*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






