O aniversário de 356 anos de Manaus foi celebrado ao som das toadas que fazem parte da identidade cultural da cidade. A primeira noite do “Boi Manaus 2025” ocorreu na sexta-feira, 24, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, localizado na zona Centro-Sul. A programação segue neste sábado, 25, com nova rodada de shows.
O evento contou com apresentação do boi Garantido e participação de artistas ligados ao festival de Parintins, como David Assayag, Jr Paulain e Patrick Araújo com a Marujada de Guerra. Grupos regionais como Carlinhos do Boi, Canto da Mata e Kboclos integraram o line-up. Bois manauaras, como Garanhão e Corre Campo, também subiram ao palco durante a abertura.
De acordo com o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, o evento permanece consolidado no calendário cultural da capital.
“Estamos muito felizes com toda a estrutura disponibilizada pela prefeitura para que possamos fazer esse evento acontecer. Ano passado conseguimos reformular essa festa e fazer com que o público retornasse para o ‘Boi Manaus’. E este é mais um ano de sucesso”, afirmou.
Para reforçar segurança e infraestrutura, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) coordenou uma operação com monitoramento por câmeras e atuação integrada de órgãos municipais e estaduais.
“Hoje estamos aqui no evento com cerca de 20 câmeras desde a portaria até o entorno do sambódromo. São 25 secretarias. Estamos com aparato da Guarda Municipal, da Polícia Civil e Polícia Militar. É um ambiente controlado e seguro”, disse o superintendente do CCC, Sandro Diz.
Na programação artística, o levantador de toadas David Assayag destacou sua trajetória no evento.
“É um prazer muito grande estar aqui no ‘Boi Manaus’. Eu participo desde a primeira edição. É muito bom levar o nosso boi para esse público”, declarou.
Representando o boi Caprichoso, o cantor Jr Paulain reforçou a importância da data.
‘Boi Manaus 2025’ já é um evento que entrou para história, lotação máxima. Não tenho dúvida que neste sábado será assim também. E é com muita alegria que represento Parintins e o boi Caprichoso”, afirmou.
O boi Garanhão, do bairro Educandos, também agitou os foliões.
“É uma alegria participar do aniversário da nossa cidade. A prefeitura tem valorizado os bois de Manaus e isso é muito bom”, comemorou o mestre da batucada, Kauã Santos.
O público compareceu em grande número e destacou o valor cultural do evento para a capital.
“Esse evento é muito necessário para nossa cultura. Que possamos fazer uma festa linda”, disse o industriário Gleison Rodrigues, torcedor do boi Garantido.
A programação do Boi Manaus 2025 continua neste sábado, com entrada gratuita no sambódromo.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus



