O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (31) que a Índia irá comprar petróleo da Venezuela, deixando de adquirir a commodity do Irã, segundo declaração feita a jornalistas durante viagem oficial.
Durante conversa com repórteres a bordo do Air Force One, a caminho da Flórida, Donald Trump disse que o entendimento com a Índia sobre a compra de petróleo venezuelano já estaria definido. “Já fechamos o conceito do acordo”, afirmou o presidente norte-americano.
A declaração foi feita um dia após os Estados Unidos informarem autoridades de Nova Déli de que as compras de petróleo da Venezuela poderiam ser retomadas em breve. De acordo com fontes ouvidas pela agência Reuters, a medida teria como objetivo ajudar a Índia a substituir parte das importações de petróleo russo.
A movimentação ocorre em um contexto mais amplo da política energética dos Estados Unidos, que busca reduzir receitas do setor petrolífero associadas à Rússia em meio ao conflito na Ucrânia.
Em março do ano passado, Trump havia anunciado a imposição de tarifas de 25% sobre países que compram petróleo da Venezuela, incluindo a Índia. Apesar disso, o presidente indicou agora a possibilidade de novos acordos envolvendo o petróleo venezuelano.
Ainda no sábado, Trump afirmou que a China também está autorizada a negociar com os Estados Unidos um acordo para a compra de petróleo da Venezuela.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






