Setor cresce 10,9% em julho e reforça tendência positiva iniciada no primeiro quadrimestre de 2025
O turismo no Amazonas segue em trajetória de crescimento sólido e sustentável. Segundo dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base no IBGE, o setor cresceu 10,9% em julho de 2025, consolidando o estado como um dos destinos em ascensão no Brasil.
Desde o início do ano, os números já indicavam uma tendência positiva. De janeiro a abril, o Amazonas recebeu mais de 132,5 mil turistas, um aumento de quase 13% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 117,3 mil visitantes. Entre os destinos mais procurados estão Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Novo Airão, Parintins e Tabatinga, que ganharam evidência pela diversidade cultural e natural, além do Amazonas os principais emissores nacionais foram São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. No cenário internacional, turistas provenientes dos Estados Unidos, Colômbia e França se destacaram.
Pertencimento e valorização local impulsionam o setor
Para a Profa. Dra. Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins, coordenadora do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o atual cenário é promissor, especialmente pelo sentimento de pertencimento do povo amazonense.
“Eu avalio o cenário atual de turismo no Amazonas de uma forma muito positiva, mas principalmente por conta de um sentimento de pertencimento que está muito maior. Parece que está mais presente no cidadão, no caboclo amazonense, o valorizar suas coisas — em relação à cultura, à gastronomia, aos atrativos, aos equipamentos turísticos que nós temos”, afirma.
Esse orgulho local, segundo ela, reflete diretamente na preservação e divulgação dos atrativos da região. “Quem valoriza, quem conhece, preserva e também divulga. E isso é muito legal pra aumentar mais e mais esse comprometimento da população com a atividade turística e, consequentemente, com esse nosso visitante, com esse nosso turista.”
Visão institucional e políticas públicas
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destaca que o crescimento atual é resultado de investimentos e de uma visão estratégica compartilhada entre governos e sociedade.
“Esse crescimento de 10,9% é muito expressivo, especialmente considerando os últimos 12 anos. É sinônimo de investimento na visão que o governo do estado, sob liderança do governador Wilson Lima, e também o governo federal, têm em relação ao turismo. Todos se despertaram para esse gigantesco produto que é o turismo, aliado à natureza única do Amazonas”, declarou.
Marcel também ressaltou a diversidade de destinos no estado:
“Esse crescimento vem destacando não apenas Manaus ou Barcelos, mas também Maués com o Guaraná, Parintins com o Festival, Manacapuru com as Cirandas e tantos outros. É o conjunto do estado que se apresenta ao trade turístico como um dos melhores destinos do Brasil.”
Desafios e oportunidades
Embora os resultados sejam animadores, Cláudia reforça que ainda há desafios estruturais. Segundo ela, é urgente a criação de planos de turismo e de marketing, municipais e estadual, para dar solidez ao crescimento.
“Turismo é uma atividade que precisa de tempo para se desenvolver. Para ser real, precisa gerar emprego, renda e oportunidades para quem trabalha direta ou indiretamente nessa cadeia”, avalia.
Marcel Alexandre, por sua vez, destaca o potencial de expansão nos próximos meses, impulsionado por eventos e pela pesca esportiva, que teve sua temporada estendida até março. “Isso significa mais visitantes e índices ainda melhores até o início de 2026”, prevê.
Educação e inovação como alicerces
Ambos convergem ao destacar que a consolidação do turismo depende também de educação e inovação. Para Cláudia, é fundamental preparar tanto o visitante quanto a população local para preservar o meio ambiente e o patrimônio cultural. Já Marcel reforça que a tecnologia, startups e novos serviços podem ampliar as oportunidades de negócios e fortalecer a imagem do Amazonas no Brasil e no mundo.
Com a combinação de crescimento estatístico, valorização cultural e visão estratégica, o turismo no Amazonas se consolida como um dos principais motores de desenvolvimento regional, cabendo agora garantir que o avanço seja sustentável e inclusivo.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus