Manaus (AM) – Professores e pedagogos da rede pública estadual do Amazonas já podem se inscrever no processo seletivo para o Mestrado Acadêmico em Letras e Artes, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 31 de outubro (horário local).
O curso é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da UEA e integra o Projeto Mestre Qualificado, uma das ações prioritárias do programa Educa+Amazonas, do Governo do Estado. O convênio UEA/Seduc nº 22/2022 garante vagas destinadas exclusivamente a servidores do magistério estadual.
Segundo Darle Teixeira, gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional da Secretaria de Educação, o diferencial da iniciativa está na valorização profissional do educador:
“O convênio assegura que o professor selecionado possa cursar o mestrado com afastamento remunerado, progredindo na carreira por titulação, com dedicação exclusiva aos estudos”, afirmou.
Sobre as vagas e processo seletivo
Ao todo, são ofertadas 25 vagas, sendo cinco reservadas para professores e pedagogos da rede estadual. Os candidatos devem escolher entre três linhas de pesquisa:
- Arquivo, memória e interpretação
- Linguagem, discurso e práticas sociais
- Teoria, crítica e processos de criação
A seleção será composta por quatro etapas, todas presenciais em Manaus:
- Análise do projeto de pesquisa
- Prova escrita de conhecimento específico
- Entrevista individual
- Prova de proficiência em Língua Estrangeira
O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro, com matrículas previstas entre os dias 15 e 16 de dezembro.
Inscrições e edital
Todas as informações, incluindo edital completo e cronograma detalhado, estão disponíveis no site oficial da UEA, acessível pelo link: https://shre.ink/o0G2
Valorização e retorno à sala de aula
Além de assegurar o afastamento remunerado dos profissionais durante o período de estudos, a proposta é que esses mestres retornem à sala de aula com novas perspectivas acadêmicas e um olhar investigativo, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade da educação no estado.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.