A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abriu inscrições para o processo eleitoral que definirá os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) para o quadriênio 2025-2029. O período de inscrição será de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, com o pleito previsto para 26 de março de 2025.
O edital 001/2025 estabelece que o requerimento de inscrição deve ser entregue presencialmente à Comissão de Consulta, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), até as 17h do último dia. Podem se candidatar docentes da Ufam que sejam professores titulares, associados ou portadores de título de doutor, independentemente da classe ou nível.
No ato da inscrição, cada chapa deve apresentar:
-
Currículo Lattes dos candidatos;
-
Programa de trabalho;
-
Proposta de custo e origem dos recursos para financiamento da campanha.
As chapas podem escolher um número de dois dígitos e utilizar nome fantasia, prevalecendo a ordem de inscrição. Candidatos que ocupam cargos de direção (CD) ou função gratificada (FG) devem apresentar documento comprovando afastamento das funções desde a inscrição até a conclusão da consulta.
A Comissão de Consulta é formada por representantes de diversos segmentos da comunidade universitária, incluindo Adua, Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufam), Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas (APG/Ufam), além de representantes do Conselho Universitário (Consuni).
A presidente da Comissão de Consulta, Francisca Maria Coelho Cavalcante, informou que a campanha das chapas homologadas ocorrerá de 6 de fevereiro a 25 de março de 2025, coincidindo com o calendário acadêmico que tem início das aulas em 17 de março. Ela destacou a importância da participação da comunidade universitária no processo.
“Toda a comunidade universitária deve se envolver, assídua e fortemente, porque a nossa Instituição será administrada por gestores que vão contribuir para que esta Universidade possa melhorar cada vez mais. Convido todos a refletirem sobre as propostas apresentadas e participarem deste processo democrático”, afirmou a presidente da Comissão de Consulta.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.





