Último dia para se inscrever no financiamento da Abraji para reportagens investigativas sobre a Amazônia Legal

Termina hoje, 26 de setembro, o prazo para jornalistas se inscreverem no programa Defensores Ambientais, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A iniciativa vai selecionar três reportagens investigativas sobre a Amazônia Legal, oferecendo até R$ 15 mil para cada uma.

O programa tem como foco apoiar investigações sobre questões ambientais e a atuação de defensores ambientais na região amazônica. Além do apoio financeiro, os jornalistas selecionados receberão mentoria técnica e treinamento em segurança, etapa obrigatória da iniciativa.

Seleção também inclui mentores experientes

Hoje também é o último dia para se inscrever no edital que selecionará três mentores para acompanhar os jornalistas escolhidos. Cada profissional receberá R$ 5 mil por até 10 horas de orientação remota, com atividades previstas até 31 de janeiro de 2026.

Propostas podem ser em texto, vídeo ou áudio

As reportagens inscritas podem ser desenvolvidas em diferentes formatos — como texto, vídeo ou podcast — e devem apresentar relevância social, originalidade e viabilidade de execução. A seleção será feita em duas etapas: análise das propostas e entrevistas com os pré-selecionados, novidade desta edição.

O anúncio das propostas aprovadas será feito em 7 de outubro de 2025, e as reportagens devem ser concluídas e publicadas até 31 de janeiro de 2026. O pagamento será realizado em duas parcelas: a primeira na assinatura do contrato e a segunda após a publicação do material.

Requisitos para mentoria

Podem se candidatar à mentoria jornalistas com pelo menos cinco anos de experiência, preferencialmente com atuação em pautas ambientais. Os profissionais não podem ter vínculo com partidos políticos, órgãos públicos ou entidades de lobby empresarial.

A seleção dos mentores levará em conta critérios de diversidade — como gênero, raça, etnia e região de atuação — e experiência em jornalismo ambiental. A lista final será divulgada no site da Abraji em 7 de outubro.

Sobre o projeto Defensores Ambientais

Criado em 2023, o projeto Defensores Ambientais busca fortalecer a democracia ambiental e proteger os defensores do meio ambiente no Brasil. A iniciativa é uma parceria entre cinco instituições: Abraji, Transparência Internacional – Brasil, Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto Ethos e Operação Amazônia Nativa (Opan), com apoio da Agence Française de Développement (AFD).

Desde o lançamento do programa, oito reportagens investigativas já foram publicadas com apoio da iniciativa. Destaques incluem:

Desmatamento tem aumento de 85% na BR-319 e impacta indígenas, de Cley Medeiros (AM) — A Crítica

Aterro ameaça sítios arqueológicos e populações tradicionais no Amazonas, de Steffanie Schmidt e Wérica Lima — Varadouro

Desconfiança nos brancos e ameaças fazem indígenas Ka’apor resistirem com suas próprias regras, de João Paulo Guimarães (PA) — Intercept Brasil

Sem apoio, indígenas usam regador de jardim para conter queimadas no Maranhão, de João Paulo Guimarães (PA) — Intercept Brasil

Moradores da foz do Amazonas sentem o gosto salgado das mudanças climáticas, de Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Santos (AP) — Mongabay

Garimpo na fronteira entre Brasil e Guiana ameaça indígenas no território Raposa Serra do Sol, de Jullie Pereira — Infoamazonia

Calor extremo provoca escassez de mandioca na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de Jullie Pereira — Infoamazonia

Projeto Jari de créditos de carbono engana comunidades e invade terras públicas no Pará, de Carolina Bataier — De Olho nos Ruralistas

Com informações da Abraji

Por Erike Ortteip, da Redação da Jovem Pan News Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *