Urucará recebe mutirão do Idam e demanda por crédito rural ultrapassa R$ 362 mil

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) finalizou, nesta segunda-feira (13), um mutirão de crédito rural no município de Urucará, localizado a 261 quilômetros de Manaus. A ação resultou na elaboração de 14 projetos de financiamento, com previsão de investimento superior a R$ 362 mil no setor primário local.

Realizado entre os dias 6 e 13 de outubro, o mutirão ocorreu na Unidade Local (UnLoc) do Idam em Urucará, com o apoio da Prefeitura Municipal e da equipe técnica local. Durante a iniciativa, os técnicos da Gerência de Apoio ao Crédito Rural (Gecrer) prestaram assistência aos produtores interessados na aquisição de insumos, equipamentos e custeio das atividades agrícolas.

“Com os projetos elaborados e encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), ficamos no aguardo da liberação do recurso, que fica a cargo da agência e que pode ser disponibilizado até novembro”, explicou a engenheira agrônoma Bianca Figueiredo, que acompanhou os atendimentos no município.

De acordo com Bianca, o mutirão foi voltado exclusivamente à agricultura familiar devido ao período de defeso da pesca. “Como já estamos no período de defeso do tambaqui e, a partir de 15 de novembro, entraremos no período de defeso de mais oito espécies, não está autorizada a solicitação de crédito rural para a pesca artesanal. Por isso, a ação foi destinada a agricultores”, completou.

Os projetos desenvolvidos fazem parte de uma política de incentivo ao desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas no interior do estado, viabilizando o acesso ao crédito como ferramenta para impulsionar a economia rural.

A expectativa agora é pela liberação dos recursos pela Afeam, o que deve ocorrer até o fim de novembro, permitindo que os produtores deem início às atividades previstas nos projetos financiados.

 

 

 

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Divulgação/Idam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *