A partir desta segunda-feira (15/12), gestantes a partir da 28ª semana podem se vacinar contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em 148 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus. O imunizante, ofertado pelo SUS, protege os recém-nascidos contra bronquiolite e outras doenças respiratórias graves nos primeiros meses de vida.
A vacina contra o VSR, principal causador de infecções respiratórias em crianças menores de 2 anos, está disponível em unidades de saúde distribuídas por todas as zonas da cidade. Entre os locais com horário ampliado estão oito unidades, que funcionam até as 20h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados. As Unidades de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na zona Norte, e Maria Leonor de Freitas, na zona Oeste, atendem diariamente, incluindo finais de semana e feriados.
A lista completa de unidades, endereços e horários de atendimento está disponível online neste link.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, Manaus recebeu um lote inicial de 9 mil doses da vacina do Ministério da Saúde. “Ao receber a vacina, a gestante produz anticorpos que serão transmitidos para o bebê, protegendo-o contra bronquiolite, pneumonia e outras doenças graves, principalmente nos primeiros seis meses de vida”, explicou.
A meta da Prefeitura é imunizar 80% das 25.109 gestantes estimadas na cidade, reduzindo internações e atendimentos de crianças com infecções respiratórias, além de fortalecer a saúde infantil e reduzir a pressão sobre a rede pública de saúde.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, destaca que a vacina contra VSR passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação e estará disponível durante todo o ano para gestantes a partir da 28ª semana, em dose única, sendo necessária nova aplicação em cada gestação. A imunização é compatível com outras vacinas indicadas para gestantes, como influenza, mRNA contra Covid-19 e dTpa.
Para receber a vacina, a gestante deve apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e cartão de pré-natal ou cartão da gestante. Na falta desses, exames comprobatórios, relatório médico ou encaminhamento de profissional de saúde de nível superior são aceitos.
Infecções respiratórias em crianças
O VSR é responsável por grande parte das infecções respiratórias graves em crianças menores de 2 anos, incluindo bronquiolite e pneumonia. Em 2024, o vírus foi detectado em 42,5% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Manaus. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, durante os períodos sazonais, o VSR causa cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias nesta faixa etária.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






