A Universidade de Brasília (UnB) encerra às 18h desta sexta-feira (7) as inscrições para o vestibular indígena 2026, voltado exclusivamente a candidatos de comunidades indígenas. O processo seletivo é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e deve ser realizado de forma on-line no site da instituição.
O vestibular é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior. As vagas são destinadas a quem busca o primeiro curso de graduação ou não concluiu um curso superior.
Requisitos e regras
Podem participar candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas públicas. Aqueles que estudaram em escolas privadas precisam comprovar bolsa integral ou parcial de, no mínimo, 50%. Cada candidato só pode se inscrever uma vez por CPF e deve declarar que não possui graduação concluída.
Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou desejarem usar o nome social devem informar essa opção no momento da inscrição.
Vagas e cursos
O processo seletivo oferece 154 vagas distribuídas em mais de 40 cursos de graduação, nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal. Há oportunidades para cursos de bacharelado e licenciatura, nos turnos diurno e noturno. Entre os cursos disponíveis estão Administração, Nutrição, Psicologia, Engenharias (Mecânica, Aeroespacial, Automotiva e Eletrônica), Saúde Coletiva e Gestão do Agronegócio.
Provas e etapas
A seleção será composta por três fases, sob responsabilidade do Cebraspe:
- Provas objetiva e de redação, no dia 7 de dezembro, com caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de documentação e entrevista pessoal, de 8 a 10 de dezembro, com caráter eliminatório.
As provas serão aplicadas em diferentes localidades do país: Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) – na Aldeia Sabonete (Escola Estadual Indígena Capitão Dena) – e São Sebastião (AL), na Aldeia Karapotó Terra Nova.
Durante a inscrição, o candidato deve anexar uma fotografia recente, tirada nos últimos seis meses, mostrando cabeça descoberta e ombros visíveis. O não cumprimento das exigências poderá levar o participante a uma identificação especial no dia das provas.
O edital completo, com a lista de cursos e demais orientações, está disponível no site do Cebraspe.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






