Vila Olímpica recebe projeto com atividades esportivas abertas ao público

O Governo do Amazonas iniciou, neste domingo (14), o projeto Vila Aberta para Todos, que passa a abrir a Vila Olímpica à população com uma programação regular de atividades esportivas, recreativas e de lazer. A iniciativa busca ampliar o uso do complexo e integrá-lo de forma mais direta à comunidade.

O projeto passa a integrar a agenda fixa da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). As atividades ocorrerão todos os domingos, das 8h às 12h, com acesso gratuito e ações simultâneas voltadas a diferentes faixas etárias.

Durante o lançamento, o governador Wilson Lima afirmou que o esporte deve ser compreendido como uma política pública complementar às áreas de saúde, segurança e educação. “Às vezes, na percepção da sociedade, a gente tende a entender que prioridade é a saúde, que é a segurança pública, que é a área social, mas nem sempre a gente consegue alcançar a importância que tem o esporte. O esporte acaba evitando que você tenha hospitais lotados, que você tenha jovens na marginalidade. Jovens que começam a fazer parte de projetos esportivos melhoram na escola. O esporte é transformador”, declarou.

A programação inicial contou com atividades distribuídas pelo complexo, como caminhada orientada, ginástica, atletismo, futsal, basquete, futevôlei, pilates solo, treino funcional, aula de ritmos, jiu-jítsu infantil e ações direcionadas ao público idoso. Também houve espaços destinados à participação de famílias e estudantes da rede pública.

Durante o evento, foi inaugurado o stand de tiro com arco da Vila Olímpica. O espaço passou por reforma realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, enquanto a Sedel foi responsável pela adequação da estrutura para homologação da modalidade junto à entidade nacional, permitindo treinamentos, iniciação esportiva e competições oficiais.

Frequentador da Vila Olímpica, Marcos Sá, de 61 anos, comentou a relevância do espaço para a prática esportiva. “Existe muita carência de locais com segurança e apropriados para a gente praticar esporte. Quando tem um lugar adequado e seguro, com a participação dos governantes, é ótimo, é maravilhoso saber que existem espaços e um governo que se preocupa com a população”, afirmou.

Também foi lançada a Colônia de Férias da Vila Olímpica, com programação prevista de 15 de dezembro a 16 de janeiro. A iniciativa é voltada a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e oferece atividades recreativas, esportivas e modalidades olímpicas durante o período de recesso escolar.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Fabrício; do deputado estadual João Luiz; dos vereadores Diego Afonso e Allan Campelo; além de atletas, ex-atletas, participantes do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), familiares e representantes da comunidade esportiva.

Ao longo da programação, o Governo do Amazonas realizou homenagens a atletas que se destacaram em 2025, incluindo esportistas olímpicos e paralímpicos, alunos do Pelci e estudantes da rede pública estadual com participação em competições nacionais e internacionais. Medalhas e reconhecimentos simbólicos foram entregues durante o evento.

O governador Wilson Lima também recebeu, de forma simbólica, as medalhas Olímpicas do velocista Sandro Viana, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e da halterofilista Maria de Fátima, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A programação do lançamento incluiu ainda a graduação de alunos do Pelci na modalidade jiu-jítsu e um aulão de Defesa Pessoal Feminina, ação pontual da Sedel que já foi realizada em Manaus, Parintins e Maués, com atendimento a mais de três mil mulheres.

 

 

 

 

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Alex Pazuello, Antonio Lima e Mauro Neto/Secom