Violação de direitos de idosos cresce 38% no Amazonas em 2025, aponta Sejusc

O Amazonas registrou 5,8 mil casos de violação de direitos da pessoa idosa em 2025, um aumento de 38% em relação a 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Negligência, vulnerabilidade e violência psicológica lideram os tipos de ocorrência.

O número de violações de direitos de pessoas idosas no Amazonas aumentou 38% em 2025, totalizando 5.816 ocorrências, segundo dados da Sejusc. Em 2024, foram registrados 4.253 casos. O crescimento reflete, segundo a secretaria, a ampliação dos canais de denúncia e do acesso da população aos serviços de proteção à pessoa idosa.

Entre os tipos de violações registradas, a negligência liderou os casos com 1.764 ocorrências, seguida por situações de vulnerabilidade e risco social (1.433), violência psicológica (786), violência financeira (683), intimidação e perturbação (634), violência física (219), autonegligência (171) e abandono (161). Outros casos envolveram violência patrimonial, maus-tratos, violência sexual, retenção de documentos, crime cibernético, ameaça, violência doméstica e agressão verbal.

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o aumento nos registros exige atenção, mas também reflete melhorias na rede de proteção. “A descentralização dos serviços e o fortalecimento dos mecanismos de comunicação contribuíram para que mais casos fossem formalizados”, afirmou. A maioria das denúncias é feita por familiares, e o perfil predominante das vítimas são mulheres entre 60 e 69 anos.

Atendimento e serviços:

O Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) realiza atendimentos por equipes multiprofissionais compostas por psicólogos, assistentes sociais e advogados, oferecendo orientação, registro de denúncias, encaminhamentos à rede de proteção, visitas domiciliares, elaboração de relatórios, mediação de conflitos, orientação jurídica e ações temáticas. Em 2025, o Cipdi ultrapassou 10 mil atendimentos.

Atualmente, a Sejusc mantém três unidades do Cipdi em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

  • Centro-sul: Rua do Comércio, ao lado da DECCI (Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso)

  • Zona leste: Unidade do PAC do Shopping São José

  • Zona norte: Unidade do PAC do Shopping Via Norte

Denúncias de violência contra a pessoa idosa também podem ser feitas pelos números Disque 100, 180 e 190, disponíveis 24 horas por dia.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.