As violinistas amazonenses Gabriela Brito e Larissa Machado embarcam nesta quinta-feira (13) para participar da 8ª edição do Festival de Música de Huilo Huilo, na Reserva Biológica Huilo Huilo, em Panguipulli, sul do Chile. O evento acontece entre os dias 15 e 23 de novembro e reúne cerca de 30 músicos latino-americanos em atividades de música de câmara, aulas individuais e concertos.
Para Larissa Andrade, participar do festival representa uma oportunidade única de aprendizado e crescimento:
“Será uma grande experiência para a minha pessoa e também para a minha carreira, pois vamos aprender muito sobre as técnicas de profissionais tão sofisticados da Bélgica e também para ter essa troca cultural com pessoas do mundo inteiro. Então, com certeza, será uma experiência muito enriquecedora”, ressaltou a musicista.
As duas musicistas representam a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e são as únicas nortistas selecionadas para integrar a orquestra do festival. O evento terá a direção musical de Otto Derolez, concertino da Orquestra Filarmônica de Bruxelas, e mentoria de quatro músicos da mesma instituição.
A artista Gabriela Brito, por sua vez, ressalta que a participação no festival é uma oportunidade rara de imersão musical e cultural:
“Ter esse momento de imersão com profissionais tão renomados, num ambiente tão diferente, vai ser, com certeza, muito enriquecedor. Uma das características do festival que nos encantou muito é essa proposta de troca cultural e essa imersão no meio ambiente. Então, nós vamos estar cercados de um ambiente magnífico, com pessoas de países completamente distintos”, afirmou a artista.
Gabriela Brito, estudante do 4º período do bacharelado em violino da UEA, iniciou sua formação musical aos seis anos. Desde 2016 participa de projetos universitários como Musicando, OPUS, Orquestra de Violinos da UEA (LEAM) e Encanta Escola, onde atua também como monitora. Ela destaca que a experiência do festival é uma oportunidade de trabalho musical intensivo em um ambiente ligado à natureza.
Larissa Machado, aluna do 2º período do bacharelado em violino, começou na flauta doce e passou ao violino em projetos da igreja e do Seminário Batista da Amazônia. Desde 2021 integra a Orquestra de Violinos da UEA e o projeto Encanta Escola. Ela ressalta que a imersão cultural e técnica no festival será enriquecedora tanto pessoal quanto profissionalmente.
O Festival de Música de Huilo Huilo combina música e sustentabilidade, oferecendo intercâmbio cultural e desenvolvimento artístico em um ambiente natural.
Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






