O Aeroporto Internacional de Manaus registrou aumento de 6,8% no número de voos comerciais entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados da VINCI Airports, responsável pela administração do terminal. No período, foram contabilizadas 23.460 operações, o equivalente a uma média de 86 pousos e decolagens por dia.
O movimento de passageiros também cresceu. Nos nove primeiros meses do ano, o aeroporto somou 2,496 milhões de viajantes, avanço de 17% em relação ao mesmo intervalo de 2024. O crescimento é impulsionado pela ampliação da malha aérea e por articulações da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia com companhias nacionais e internacionais.
Entre os destaques estão as novas rotas para Confins (MG) e o fortalecimento das conexões com Boa Vista (RR), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ). No segmento internacional, a retomada dos voos para Lisboa, além do aumento das frequências para Colômbia e Panamá — este último com operação diária — contribuiu diretamente para o aumento da demanda.
O desempenho mantém o ritmo de crescimento observado em 2024, quando o aeroporto registrou 2,9 milhões de passageiros, alta de 10% em relação ao ano anterior.
A VINCI Airports, que administra mais de 70 aeroportos no mundo, registrou no terceiro trimestre de 2025 movimento de 94 milhões de passageiros, aumento de 4,2% em relação ao ano anterior — tendência também percebida na rede de aeroportos da Amazônia, onde o crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento de capacidade das companhias aéreas.
Com Informações da Três Comunicação e Marketing
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






