FAB intercepta avião vindo do Peru e PF prende piloto em área isolada do AM

A Força Aérea Brasileira (FAB), em ação conjunta com a Polícia Federal (PF) e sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), interceptou nesta segunda-feira (22) uma aeronave suspeita que havia decolado do Peru e entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização.

De acordo com a FAB, o avião foi identificado pelos radares e imediatamente uma aeronave de defesa A-29 Super Tucano foi acionada para executar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. O alvo não possuía plano de voo, voava sem matrícula visível e não estabelecia comunicação com os órgãos de controle aéreo, o que levou à sua classificação como suspeito.

Durante a abordagem, foram seguidos os protocolos previstos no Decreto nº 5.144/2004. Inicialmente, ocorreu o Reconhecimento a Distância (RAD) e, em seguida, a Interrogação (ITG), quando o piloto da FAB tentou contato por rádio e sinais visuais. Sem resposta, foi determinada a Mudança de Rota (MRO). Como a ordem não foi obedecida, foi necessário efetuar o Tiro de Aviso (TAV). Diante da persistente resistência, a aeronave foi considerada hostil, o que autorizou o uso do Tiro de Detenção (TDE).

Após as ações da defesa aérea, o piloto suspeito pousou em uma área isolada, a cerca de 30 quilômetros de Tefé (AM). No local, agentes da Polícia Federal foram transportados por um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB, realizaram a prisão do piloto e assumiram as investigações.

A operação integra os esforços do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e da Operação Ostium, que reforçam o combate ao narcotráfico em regiões de fronteira utilizadas como rota para o transporte de ilícitos. Além disso, a ação faz parte da estratégia permanente de controle do espaço aéreo, garantindo a segurança do tráfego aéreo no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *