Uma iniciativa realizada entre os dias 22 e 26 de setembro levou conhecimento técnico e prático à comunidade rural Arixi, no município de Anamã (a 165 km de Manaus). O curso, com foco na fabricação de produtos derivados da mandioca, reuniu cerca de 20 participantes e buscou incentivar o aproveitamento integral da produção local.
Durante cinco dias de formação, os moradores participaram de atividades práticas e teóricas sobre o preparo de diversos itens, como farinha de mandioca em diferentes versões (saborizada, com charque, acebolada e com calabresa), chips de macaxeira, beiju, bolos, doces, pé de moleque e outras receitas tradicionais da região.
A capacitação foi ministrada pela extensionista rural Elcina de Lima da Silva e faz parte das ações da Gerência de Produção Vegetal (GPV), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A mandioca, uma das culturas mais cultivadas no estado, é o foco desses cursos, que buscam agregar valor à produção e ampliar as oportunidades de renda no campo.

O gerente da Unidade Local do Idam em Anamã explicou que a ação visa estimular práticas que melhorem o aproveitamento da mandioca como matéria-prima. “Estivemos na comunidade ao longo de uma semana, com aulas práticas e teóricas, durante as quais os comunitários puderam aprender a preparar farinha de charque, saborizada, acebolada, com calabresa, chips de macaxeira, farinha de mandioca, pé de moleque, beiju ciça, bolos, doces, entre outros produtos”, afirmou.
A realização do curso contou com apoio da Prefeitura de Anamã, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação de Produtores da Comunidade do Arixi.
O curso faz parte de uma estratégia maior de qualificação rural voltada à agricultura familiar no Amazonas. Além de preservar práticas alimentares regionais, a ação também visa fortalecer a segurança alimentar e ampliar o potencial econômico de pequenas comunidades produtoras.
Com informações da Assessoria de Comunicação*
Foto: Divulgação/Idam
Da Redação da JP News Manaus, Victoria Medeiros