A tradicional Copa Norte está de volta ao cenário do futebol nacional. Após mais de duas décadas desde sua última edição, a competição será retomada em 2026 com um novo formato, calendário definido e vaga na Copa do Brasil em jogo. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (1º), durante reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
A reformulação da Copa Norte faz parte de uma nova estrutura da Copa Verde, que passará a ser composta por dois torneios distintos: a própria Copa Norte e a Copa Centro-Oeste. Os campeões de cada uma dessas competições disputarão entre si o título da Copa Verde.
Segundo a CBF, uma das grandes vantagens do novo modelo é a garantia de calendário fixo e maior número de jogos para os clubes envolvidos. Antes, equipes poderiam ser eliminadas logo na primeira partida. Agora, cada participante disputará no mínimo cinco partidas.
Os clássicos regionais serão privilegiados, valorizando o torneio”, destacou a entidade.
A edição de 2026 contará com 12 clubes da Região Norte, representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Cinco dessas federações terão direito a duas vagas: uma para o campeão estadual e outra para o vice-campeão ou vencedor de seletiva local. A federação mais bem ranqueada entre elas ganhará uma terceira vaga.
A competição está prevista para começar no dia 25 de março e se encerrará em 7 de junho de 2026, quatro dias antes do início da Copa do Mundo. Os 12 times serão divididos em dois grupos com seis integrantes. Cada equipe fará cinco jogos na fase inicial.
Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, em jogo único. As semifinais e a final terão partidas de ida e volta. O campeão fará até 12 jogos, contando com a final da Copa Verde.
Novo formato
- Classificação: participam os 12 campeões estaduais e os 10 vices das federações com melhor ranking. Duas vagas adicionais virão do Ranking Nacional de Clubes.
- Copa Norte e Centro-Oeste: ambas com dois grupos de seis clubes, jogando entre si em turno único.
- Fase final: mata-mata com semifinal e final. O campeão da Copa Verde será definido no duelo entre os vencedores da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste.
- Premiação: os campeões regionais garantem vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Histórico e legado
A Copa Norte foi disputada entre 1997 e 2002, sendo considerada uma das competições mais importantes do calendário regional na época. Além de abrir portas para torneios nacionais, os campeões das primeiras edições (1997 a 1999) garantiram presença na extinta Copa Conmebol. Já entre 2000 e 2002, os melhores colocados avançaram para a também extinta Copa dos Campeões, que reunia os principais times do país.
O último campeão da Copa Norte foi o Paysandu, em 2002. O título permitiu ao clube paraense disputar a Copa dos Campeões daquele ano, onde fez história ao conquistar o título sobre o Cruzeiro e, como consequência, garantir a inédita participação de um clube da região Norte na Copa Libertadores de 2003.
Campeões da antiga Copa Norte:
1997: Rio Branco-AC
1998: Sampaio Corrêa (venceu o São Raimundo-AM nos pênaltis)
1999: São Raimundo-AM (venceu o Sampaio Corrêa nos pênaltis)
2000: São Raimundo-AM (venceu o Maranhão)
2001: São Raimundo-AM (venceu o Paysandu)
2002: Paysandu (venceu o São Raimundo-AM)
Com a volta da Copa Norte ao calendário oficial da CBF, a expectativa é de que o torneio ganhe força, aumente a visibilidade dos clubes da região e proporcione maior competitividade entre as federações do Norte do país.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Marcio Dolzan / Lance!