Festival de Teatro da Amazônia oferece programação infantil gratuita neste domingo (5), em Manaus

O 19º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) traz uma programação especial para o público infantil neste domingo (5), com dois espetáculos gratuitos em espaços culturais emblemáticos da capital. Às 17h, o Largo de São Sebastião recebe “Ensaio Geral”, com Klindson Cruz. Mais tarde, às 19h, o Teatro Amazonas abre suas portas para “O Sarau do Feupuudo”, estrelado por Marcos Efraim. Ambos os espetáculos têm classificação livre e prometem encantar crianças e adultos.

A primeira atração do dia, “Ensaio Geral”, integra a Mostra Chico Cardoso, categoria dedicada a valorizar e promover artistas da Amazônia Legal. No espetáculo, o palhaço Pingo enfrenta um impasse: sua diretora está ausente na véspera da estreia. Mesmo assim, ele decide seguir com o ensaio, mergulhando no universo simbólico de um barquinho que “aprendeu a velejar sem direção”. A montagem tem direção de Jean Palladino e duração de 45 minutos.

Além de atuar como Pingo, Klindson Cruz assina a composição cenográfica e os adereços cênicos. A ficha técnica inclui ainda Robson Andrey na sonoplastia, Mara Pacheco no figurino e Ismael Barreto como cenotécnico.

Mais tarde, no palco do Teatro Amazonas, será apresentado “O Sarau do Feupuudo”, que abre a Mostra Competitiva Jurupari Infâncias. O espetáculo leva ao público um palhaço silencioso e mal-humorado que se comunica por meio de gestos e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo uma experiência sensorial e inclusiva. Durante os 55 minutos de apresentação, a plateia é convidada a mergulhar na poética singular do personagem.

“É uma grande realização para minha carreira artística, após cinco anos, a tão sonhada participação no Festival de Teatro da Amazônia veio aí. Agora é fazer um lindo espetáculo junto com o público manauara”, afirma Marcos Efraim, que dá vida ao Feupuudo e também é responsável pela direção, maquiagem, figurino e divide a cenografia com Juca di Souza.

A equipe técnica de “O Sarau do Feupuudo” conta com Ajota Takashi na voz do narrador, Fernanda Seixas na iluminação, Ananda Sarah na operação de som e produção executiva, além de Léo Alfaia e Felipe Freitas na assistência de produção.

Realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), o Festival de Teatro da Amazônia é um dos maiores eventos culturais da região Norte. Conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), da Prefeitura de Manaus (via Manauscult), Sesc Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amazonas Shopping, Atelo e do Projeto de Extensão de Teatro Lambe-Lambe.

Em 2024, o FTA foi reconhecido nacionalmente ao receber o Prêmio Cenym de Teatro como “Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro”. O evento movimenta a cena artística local, gera empregos e fortalece a economia criativa, com mais de 600 profissionais envolvidos e um público estimado em cerca de 10 mil pessoas.

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News

Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *