Com o objetivo de aproximar ciência e cultura das comunidades ribeirinhas, escolas municipais localizadas no Lago Mipindiaú, zona rural de Manaus, recebem nesta quarta-feira (8/10) a Feira de Ciências Ribeirinha. A ação tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I).
O evento será realizado das 9h30 às 13h30, na Escola Figueiredo Pimentel, localizada às margens do Rio Negro. A iniciativa busca valorizar o protagonismo estudantil e fortalecer a identidade amazônica por meio de atividades científicas e culturais.
Conhecimento que transforma realidades
Para o professor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e coordenador da feira, Franklin Valdo da Silva Tavares, o apoio da Fapeam é fundamental para levar ciência a comunidades mais afastadas.
“A Fundação é a grande viabilizadora deste sonho. Ela possibilita a popularização da ciência em lugares remotos, levando oportunidades aos estudantes ribeirinhos e permitindo que a ciência esteja mais próxima das comunidades”, destacou Tavares.
Programação inclui ciência, cultura e brincadeiras
A programação do evento vai muito além da exposição de projetos científicos. As atividades incluem:
Apresentações culturais;
Brinquedoteca;
Exposição de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes;
Palestra com pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com o tema Pequenos Gigantes da Amazônia.
Estudantes, professores e moradores das escolas Bom Jesus, Raimunda Brasil, Estrela da Manhã, Francisco Diogo de Melo e da Escola Indígena Kunyata Putira são esperados para o evento.
“Esse evento é como um legado de sementes plantadas para as futuras gerações, especialmente na perspectiva da preservação e valorização do meio ambiente”, afirmou o coordenador.
Popularização da ciência no interior
O apoio ao evento é viabilizado pelo edital nº 003/2025 do POP CT&I, programa que estimula a realização de feiras, oficinas e ações educativas voltadas à democratização do conhecimento científico, principalmente no interior do Amazonas.
A ação também integra a programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2025, iniciativa que reforça a Política Pública de CT&I do estado.
Com informações da Assessoria
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus