Exclusiva: Manaus se consolida como novo polo de inovação internacional na Amazônia

Evento marca o início de uma série de imersões internacionais voltadas à inovação sustentável na Amazônia.

A capital amazonense foi palco, nesta segunda-feira (13/10), do Pitch de Startups e Encontro com o German Accelerator, programa global de inovação aberta incentivado pelo governo da Alemanha. O evento foi realizado das 14h às 17h, no Casarão Cassina, no Centro de Manaus.

A iniciativa é promovida pela Invest Amazônia Brasil e pelo Instituto Inspire Amazônia, como parte do programa Invest Amazônia – Connections for the Future, que tem o objetivo de atrair empresas internacionais interessadas em desenvolver projetos de inovação sustentável na região amazônica.


Amazônia no radar global de inovação

De acordo com o presidente do Instituto Inspire Amazônia e da Inverte Amazônia, Rubenson Chaves, a presença das startups internacionais representa um passo estratégico para consolidar a Amazônia no cenário global de inovação.

Quando trazemos um ecossistema de sucesso, já implementado em 20 países por meio da aceleração com o programa alemão, conseguimos também aplicar o mesmo modelo às startups amazônicas. Nosso propósito é aproximar o setor privado para viabilizar a chegada de recursos internacionais e, ao mesmo tempo, fortalecer nossas empresas locais para que alcancem mercados externos com êxito”, destacou.


Rubenson Chaves – Presidente do Instituto InspireAmazônia e Invest Amazônia e Kristin Eckert – diretora-executiva para a América Latina German Accelerator

Conexão entre ecossistemas e novas oportunidades

A presença do German Accelerator em Manaus reforça o papel estratégico da região no contexto global de inovação. Segundo a diretora-executiva para a América Latina, Kristen Eckert, o evento marca uma nova etapa de aproximação entre os ecossistemas de inovação europeus e amazônicos.

É um novo mundo para nós. Estamos explorando um Brasil diferente com nossas startups e trouxemos um grupo voltado à agricultura e ao meio ambiente. O objetivo é conhecer a região, compreender suas dinâmicas e validar oportunidades de atuação”, afirmou.

A gerente do programa para a América Latina, Cris Velasco, também ressaltou a importância da experiência direta com o ecossistema amazônico.

Acreditamos que essa conexão com Manaus traz uma nova perspectiva sobre o Brasil. Mostra que o país vai além do eixo Sudeste e que a Amazônia é um território de grande riqueza em inovação, com uma indústria forte, apoio institucional e um ecossistema em plena expansão”, explicou.

Márcio Oliveira – Ceo Temu

Parceria e expansão no setor produtivo

Durante o encontro, foi firmada uma parceria com a empresa brasileira Temu, do setor agrícola, que demonstrou interesse em expandir suas operações na região Norte.

O CEO da companhia, Márcio Oliveira, destacou a importância estratégica da Amazônia para o setor produtivo nacional.

O desafio logístico é grande, mas o potencial é ainda maior. É fundamental desenvolver soluções que aproveitem os recursos e condições da região, dentro de uma perspectiva sustentável e inovadora”, observou.


Consolidação de um hub internacional

O programa Investe Amazônia – Connection for the Future busca consolidar a Amazônia como um hub internacional de inovação sustentável, fortalecendo a cooperação entre o setor privado, governos e instituições de pesquisa.

A proposta é transformar o potencial natural e tecnológico da região em oportunidades concretas de desenvolvimento econômico e ambiental, conectando o bioma amazônico aos principais centros globais de inovação e tecnologia.

Por Karoline Marques, da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *