Entre janeiro e outubro deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) contabilizou 1.468 boletins de ocorrência relacionados a crimes contra idosos. Os crimes mais recorrentes envolvem ameaças (440 registros), injúria (399), discriminação (227), violência psicológica (160) e apropriação de bens (118). Casos de omissão de assistência somam 124 ocorrências no mesmo período.
A delegada titular da DECCI, Larissa Barreto, destaca que muitos dos casos têm origem em conflitos familiares. “Quando uma família formaliza uma denúncia informando que um dos membros deixou de prestar assistência a um idoso, nossa equipe realiza uma avaliação e encaminha o caso à Defensoria do Idoso, que conduz os procedimentos para definir as responsabilidades de cada filho. Em caso de descumprimento, pode haver aplicação de multa”, explicou.
A delegada também ressaltou que o número de atendimentos realizados pela unidade é ainda maior que o de boletins registrados. “Todos os dias realizamos diversos atendimentos e encaminhamentos para acordos de assistência. Nem todos resultam em registro formal”, destacou.
A Polícia Civil do Amazonas reforça que qualquer forma de violência contra pessoas idosas é crime, e orienta que denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia, ou diretamente na sede da DECCI, situada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
Canais como o 197 e o (92) 3667-7575, da PC-AM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), também estão disponíveis para denúncias anônimas.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto:Beatriz Sampaio e Erlon Rodrigues/PC-AM.