A brasileira Maria Clara Pacheco escreveu seu nome na história do taekwondo mundial ao conquistar, nessa sexta-feira, o título da categoria até 57 kg no Campeonato Mundial realizado em Wuxi, na China. O Brasil não chegava ao topo do pódio da competição desde 2005, quando Natália Falavigna conquistou o primeiro ouro do país.
Maria Clara iniciou o torneio como líder do ranking e confirmou o favoritismo ao longo das lutas. Ela derrotou a portuguesa Leonor Correia por 2 a 0, venceu a espanhola Laura Rodriguez por 2 a 1 e superou a norte-americana Faith Dillon por 5 a 0, avançando à semifinal. Na sequência, eliminou a chinesa Luo Zongshi, então campeã mundial, por 4 a 0. Na decisão, garantiu o título com vitória por 2 a 0 sobre a coreana Yu-Jin Kim.
“É uma emoção que eu não consigo explicar, é a primeira vez ganhando um título tão importante, que era o meu objetivo do ano. Estou muito feliz e queria agradecer todos que estavam na torcida”, afirmou a atleta, de 22 anos.
A conquista foi celebrada por Natália Falavigna, referência da modalidade no país.
“Eu tive o privilégio de 20 anos atrás ganhar uma medalha de ouro para o Brasil e me sinto mais uma vez privilegiada por poder ver o Brasil fazendo história de novo. É muito legal ver outra brasileira no lugar mais alto do pódio e ver o quanto a modalidade evoluiu”, declarou.
Com o resultado, o Brasil volta ao topo mundial do taekwondo duas décadas após o feito inédito, reforçando o avanço do país no cenário internacional do esporte.
Com informações do GE
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus



