EUA modernizam estruturas militares em Porto Rico para ampliar operações no Caribe

Reformas em Roosevelt Roads incluem pistas e módulos de apoio para aeronaves — Governo afirma que foco são ações logísticas e combate ao narcotráfico na região

Os Estados Unidos estão modernizando estruturas militares em Porto Rico como parte de uma ampliação da capacidade operacional no Caribe. A antiga Estação Naval de Roosevelt Roads, desativada em 2004, está passando por intervenções estruturais, incluindo melhorias em pista, áreas de circulação de aeronaves e instalações temporárias de suporte, conforme dados e imagens obtidos pela Reuters.

A área, que fica próxima a aeroportos civis de Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas, também recebeu módulos móveis de torre de controle, depósitos de munições e equipamentos de segurança em caráter modular. De acordo com fontes militares ouvidas pela imprensa internacional, as atualizações ampliam o suporte logístico da região para aeronaves e ativos militares que já atuam no Caribe.

O governo dos Estados Unidos afirma que as obras e adaptações visam fortalecer operações de cooperação, defesa regional e ações de combate ao narcotráfico marítimo,  rotas que historicamente atravessam o Caribe e o Atlântico, com foco em repressão a carregamentos ilegais.

A presença militar aérea e naval na região vem sendo reforçada nos últimos meses com aeronaves de apoio, radares, navios e meios operacionais já registrados publicamente pelo Departamento de Defesa e monitoramentos satelitais. Até o momento, não há anúncio oficial do governo norte-americano sobre mudança de postura estratégica ou emprego militar direto em qualquer país especificamente.

Fontes: com informações e imagens Reuters / Departamento de Defesa dos EUA*

Por Tatiana Sobreira, da redaçao da Jovem Pan News Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *