O Brasil encerrou nesta sexta-feira (7) com 12 novas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizados em Santiago, no Chile, e manteve a liderança do quadro geral de medalhas. Com os resultados, a delegação brasileira chegou a 68 conquistas no total — sendo 42 de ouro, 18 de prata e oito de bronze — no penúltimo dia de competições.
O principal destaque do dia foi o halterofilista mineiro Charles Eduardo Santos, de 16 anos, que quebrou o recorde mundial júnior (sub-18) na categoria até 49 quilos. O atleta levantou 116 quilos em sua terceira tentativa, superando a antiga marca de 115 quilos, e garantiu o ouro para o país.
O halterofilismo ainda rendeu outras quatro medalhas ao Brasil.
A mineira Natália Gonçalves (categoria até 50 kg), a fluminense Meyriellen Brandt (até 55 kg) e o potiguar Paulo Roberto Severo (até 49 kg, na categoria next gen, para atletas com mais de 18 anos) também conquistaram ouro. O paulista Clayton Costa ficou com a prata na disputa até 59 kg.
Na bocha, o desempenho brasileiro também se destacou com três medalhas de ouro. O brasiliense Eduardo Vasconcelos venceu o mexicano José Ángel Rodríguez por 9 a 1 na final da classe BC2 (para atletas que não recebem assistência). Na classe BC4, o potiguar José Antônio Santos superou o canadense André John Woodrow por 8 a 2, enquanto o paulista Gabriel Serafim conquistou o ouro na classe BC3 ao vencer o peruano Alejandro Hinostroza por 6 a 2.
O país ainda conquistou uma prata e dois bronzes na modalidade. A rondoniense Gabrielly Alves e o carioca Samuel da Silva ficaram com a prata na classe BC1 (na qual é permitido auxílio de ajudantes). Já Joice Lira, do Pará, e Clarice Sobreira, do Ceará, garantiram bronzes nas classes BC4 e BC2, respectivamente.
Com as conquistas, o Brasil manteve a primeira colocação no ranking geral do Parapan de Jovens, reforçando o bom desempenho da delegação nas modalidades de força e precisão. O evento termina neste sábado (8), com as últimas disputas e cerimônia de encerramento.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Marcello Zambrana/CPB






