O Amazonas ficou em situação delicada na Série B do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo-SP, na noite da última segunda-feira (10), em Ribeirão Preto (SP). O gol da partida foi marcado por Léo Gamalho, de pênalti, no segundo tempo.
Com o resultado, o Amazonas permaneceu com 35 pontos, na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento. O Botafogo-SP alcançou ainda sua melhor sequência invicta na era dos pontos corridos da Série B, somando seis partidas sem derrota. Além disso, o time paulista chegou a 41 pontos e subiu para a 15ª colocação.
Primeiro tempo equilibrado
O jogo começou movimentado, com o Amazonas adotando uma postura ofensiva e finalizando de longa distância. Kevin Ramírez foi o principal destaque da equipe amazonense na primeira etapa: logo aos cinco minutos, o meia obrigou o goleiro Victor Souza a fazer boa defesa. Aos 36, ele voltou a finalizar com perigo dentro da área, mas o goleiro do Botafogo-SP defendeu no reflexo.
O time da casa também respondeu com força. Jefferson Nem, aos 23 minutos, arriscou de fora da área e exigiu grande defesa de Renan. Já aos 34, Alejo Dramisino também levou perigo em chute forte, novamente defendido pelo goleiro amazonense. Perto do intervalo, Henrique Almeida ainda assustou em cobrança de falta que passou próxima ao gol.
Gol de pênalti define o placar
Na volta do intervalo, o Amazonas voltou melhor e quase abriu o placar. Aos cinco minutos, Ramírez acertou a trave de Victor Souza, no lance mais perigoso da Onça na partida. Pouco depois, a arbitragem chegou a marcar pênalti para o time visitante, mas a decisão foi revista e convertida em falta.
O Botafogo-SP, então, conseguiu equilibrar as ações e foi premiado aos 22 minutos. Léo Gamalho, em cobrança de pênalti, marcou o gol que definiu o placar. O Amazonas ainda teve uma boa oportunidade aos 29 minutos, novamente com Ramírez, mas parou em mais uma grande defesa de Victor Souza. No fim, Marquinho chegou a ampliar para o time da casa, mas o lance foi anulado por impedimento.
Situação na tabela e próximos jogos
Com a vitória, o Botafogo-SP não apenas se afastou da zona de rebaixamento, mas também rebaixou o Volta Redonda e empurrou a Ferroviária para o Z-4. Já o Amazonas segue em situação complicada e pode confirmar o rebaixamento na próxima rodada.
Na sequência da competição, o Amazonas enfrenta o Paysandu, já rebaixado, fora de casa, na sexta-feira, às 20h. O Botafogo-SP volta a campo no domingo, às 16h30, contra o Criciúma.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus*
Foto: André Tobias / AMFC






