Entrega de 586 celulares recuperados pelo RecuperaFone é iniciada em Manaus

Mutirão da SSP-AM restitui aparelhos identificados; programa já recuperou mais de 7,3 mil celulares desde 2024
Mutirão do RecuperaFone inicia devolução de 586 celulares recuperados pela SSP-AM - Foto: Victor Levy/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou, nesta sexta-feira (14), a entrega de 586 celulares recuperados pelo programa RecuperaFone. A ação marca o quarto mutirão do ano e integra o trabalho de identificação e devolução de aparelhos roubados ou furtados.

O programa, lançado em setembro de 2023 e operacionalizado ao longo de 2024, já recuperou mais de 7,3 mil celulares. Cerca de 3 mil tiveram proprietários identificados e divulgados em editais para restituição.

Somente nesta sexta-feira, 134 aparelhos foram entregues. As devoluções seguem nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 9h às 15h, na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis.

O coordenador do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, afirmou que o programa influencia diretamente o comportamento de consumidores e receptadores.

“A importância desse projeto é a mudança de mentalidade, a mudança de cultura. A primeira mudança é: o cidadão que compra celular roubado sabe que não vale a pena, vai receber uma notificação, vai ter que comparecer aqui. A continuidade desse trabalho é a inibição dessas quadrilhas, desses grupos criminosos.”

Além dos novos aparelhos, há mais de 800 celulares aptos para entrega referentes ao edital anterior. A lista completa está disponível no site da SSP-AM.

Redução do roubo de celulares

O RecuperaFone tem contribuído para reduzir registros de roubo de celulares no Amazonas. Segundo a SSP-AM, o estado atingiu em 2025 o menor índice dos últimos cinco anos.

O secretário de Segurança, Vinicius Almeida, destacou o impacto do programa.

“O programa é tão importante que só esse ano estamos com uma redução de 28% no roubo de celulares. Então, parabéns a todos os policiais civis, militares que trabalham em prol da sociedade.”

Depoimentos de usuários que receberam os aparelhos

Entre os beneficiados do novo edital está Maria das Graças, que reforçou a importância do boletim de ocorrência.

“O meu celular está em ótimas condições. Então eu estou superfeliz com isso e acho que a gente tem que acreditar mais na segurança, esse processo de fazer boletim de ocorrência funciona.”

O pedreiro Constantino da Silveira Araújo também teve o aparelho devolvido após ser localizado pelo programa.

“Eu já não tinha esperança e, com três dias, chegou uma mensagem no meu celular para eu vir aqui na RecuperaFone. Eu fiquei muito feliz. E um alerta para que as pessoas não comprem aparelho roubado, não comprem de terceiros. Vá à loja, porque aí você vai ter a nota e como comprovar. É por isso que estou aqui, para recuperar o meu telefone.”

O autônomo Victor Eduardo Nascimento Machado elogiou o atendimento recebido.

“Graças ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança, depois de um tempo eu consegui recuperar meu celular. Fui muito bem tratado, é um serviço de muita qualidade. Então, muito obrigado a todo mundo. E, se você não acredita no processo, é só acreditar, porque pode dar certo também.”


Com informações da Assessoria*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus