Dezembro Laranja: Mutirões ampliam cirurgias dermatológicas no combate ao câncer de pele

Durante o Dezembro Laranja, mutirões de cirurgias dermatológicas são intensificados com apoio da SES-AM, reduzindo fila de espera e acelerando o atendimento de pacientes com lesões de pele.

Com foco no combate ao câncer de pele durante o Dezembro Laranja, o serviço de cirurgia dermatológica no Amazonas intensificou os mutirões neste domingo (30/11), totalizando 69 procedimentos e acelerando o atendimento de pacientes que aguardavam pelo tratamento.

Como parte das ações do Mutirão Opera + Amazonas, o serviço de cirurgias dermatológicas está ampliando o número de procedimentos aos fins de semana. A intensificação continua até o fim do mês, com mais dois domingos e um sábado dedicados a pacientes que já possuem diagnóstico concluído e estão prontos para cirurgia.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a estratégia é fundamental para reduzir a espera e garantir acesso mais rápido ao tratamento.

Estamos ampliando a capacidade do serviço além da rotina diária para diminuir a fila e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.

Mutirões seguem até 20 de dezembro

Os próximos mutirões estão programados para os dias 7, 14 e 20 de dezembro. As equipes de saúde já estão em contato com os pacientes para orientações pré-operatórias.

Cerca de 90% das cirurgias realizadas neste domingo foram para retirada de lesões cancerígenas, reforçando a importância da intensificação durante o mês de prevenção ao câncer de pele.

Atendimento ambulatorial especial

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Amazonas realizará, no dia 13 de novembro, uma ação de atendimento ambulatorial para pessoas que apresentam sinais visíveis de câncer de pele. A atividade inclui exames preventivos e orientações sobre cuidados com a pele.

Câncer de pele no Brasil

O câncer de pele é o tipo mais frequente no país, representando cerca de 30% dos tumores malignos. Anualmente, o Brasil registra aproximadamente 220 mil novos casos de câncer de pele não melanoma e 8.980 casos de melanoma, a forma mais agressiva da doença. A exposição solar inadequada continua sendo o principal fator de risco.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.