Operações da PF apuram crimes envolvendo vazamento de imagens e apologia ao nazismo

Ações cumpriram mandados em investigação sobre distribuição ilegal de conteúdo íntimo e ameaças a universidades federais
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (4), duas operações que apuram crimes relacionados ao vazamento de imagens íntimas de adultos e ao envio de ameaças com apologia ao nazismo dirigidas a universidades federais. As ações ocorreram em diferentes estados e envolveram mandados de busca e apreensão.

A Operação Poditor tem como alvo um homem suspeito de manter relações sexuais com mulheres, registrar fotos e vídeos sem consentimento e distribuir o material a sites internacionais de pornografia.

As investigações apontam que o conteúdo foi obtido em São Paulo, no Rio de Janeiro e também no exterior. As vítimas acreditavam estar em ambiente seguro quando foram gravadas.

A PF informou que apreendeu equipamentos eletrônicos e mídias que teriam sido utilizados na produção e distribuição do material.

Em nota, a corporação destacou que o investigado armazenava conteúdo sem conhecimento das vítimas e o enviava para plataformas internacionais. A PF destacou que as ações ocorreram para impedir a continuidade das práticas.

Operação Valquíria apura ameaças e apologia ao nazismo

Também nesta quinta-feira, a PF deflagrou a Operação Valquíria, na Bahia, após o envio de e-mails com ameaças e apologia ao nazismo a universidades federais. Durante a investigação, os agentes identificaram o principal suspeito de enviar as mensagens.

As diligências da operação se estenderam a Belo Horizonte, onde equipes também cumpriram mandados de busca.

A PF explicou que o material apreendido será analisado para confirmar a autoria e o alcance das ameaças.

A corporação concluiu que a operação busca neutralizar riscos às instituições de ensino e aprofundar a identificação de possíveis colaboradores.


Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus