O Festival Cultural Balaio da Oxum completa 10 anos na próxima segunda-feira (8), no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Com o tema “Águas de Retomada: naturezas sagradas, terras demarcadas”, o evento reúne integrantes de povos de terreiro, comunidades indígenas e representantes da sociedade civil do Amazonas e de outros estados. O objetivo é celebrar a diversidade religiosa e promover a preservação ambiental.
A programação começa às 16h, com concentração no estacionamento da Ponta Negra. Às 17h, o público segue em caminhada até a praia, em ato contra a intolerância religiosa. Após a caminhada, acontece o xirê, ritual que inclui cânticos, tambores, danças e a entrega de oferendas nas águas do Rio Negro, utilizando materiais biodegradáveis.
O tema do festival deste ano destaca a relação entre águas e territórios sagrados com a agenda climática e a preservação da natureza. O evento também reforça pautas sobre a demarcação de terras indígenas e a titulação de territórios quilombolas.
A partir das 19h, a programação musical começa em palco montado na praia. Entre as apresentações estão Márcia Siqueira, Mara Lima, Márcia Novo, James Rios, Papo de Preto, Phamela dos Anjos, Escola de Samba do Amor, além dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso e a Bateria Furiosa da Reino Unido da Liberdade.
O festival é gratuito e aberto ao público, reunindo manifestações culturais e religiosas em uma celebração da diversidade e da preservação ambiental na Amazônia.
Serviço
O quê: Festival Cultural Balaio da Oxum
Quando: 8 de dezembro (segunda)
Horário: a partir das 16h
Onde: Complexo Turístico da Ponta Negra – Manaus (AM)
Entrada: gratuita
Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






