Fortaleza e Ceará encerram Brasileirão 2025 no Z-4 e vão à Série B

A última rodada do Campeonato Brasileiro 2025 definiu o rebaixamento de duas equipes cearenses. Fortaleza e Ceará não conseguiram escapar do Z-4 e disputarão a Série B em 2026. A rodada também confirmou a permanência de Vitória e Internacional na elite, além de decretar a situação final de clubes já ameaçados anteriormente.

O Fortaleza encerrou sua participação ao perder por 4 a 2 para o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Mesmo vindo de nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias consecutivas, o time terminou na 18ª posição, com 43 pontos. Aos 16 minutos, Breno Lopes abriu o placar com um chute da entrada da área. O empate veio apenas nos acréscimos da etapa inicial, aos 49, com finalização de Montoro. No início do segundo tempo, aos 2 minutos, Vitinho cruzou para Arthur Cabral virar o jogo. Aos 6 minutos, uma jogada gerou revisão do VAR: a bola bateu no braço de Barrera na área defensiva, e o gol marcado pelos cariocas no contra-ataque foi anulado, dando origem a um pênalti convertido por Bareiro aos 10 minutos. A reta final foi decisiva. Aos 38, Marçal marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Santi, e já nos acréscimos, Mateo Ponte fechou o placar. O Botafogo encerrou o campeonato na 6ª colocação, com 63 pontos.

O Ceará confirmou seu rebaixamento após a derrota por 3 a 1 para o Palmeiras no Castelão. O Vozão saiu na frente com gol de Pedro Raul aos 11 minutos, após jogada iniciada em cobrança de falta de Lucas Mugni. Porém, cinco minutos depois, o Palmeiras empatou com Facundo Torres. Na etapa final, aos 15, Ramón Sosa virou o placar em cobrança de falta. Quatro minutos mais tarde, Flaco López ampliou após cruzamento de Jefté. Com o resultado, o Ceará encerrou o Brasileirão em 17º lugar, com 43 pontos. O Palmeiras, já vice-campeão, fechou o campeonato com 76.

Já garantidos na zona de rebaixamento antes da última rodada, Sport e Juventude completam a lista das equipes que disputarão a Série B em 2026.

O Vitória assegurou sua permanência na Série A ao vencer o São Paulo por 1 a 0 no Barradão. O gol da partida foi marcado aos 22 minutos da etapa final, em jogada que terminou com assistência de Fabri para Baralhas. O resultado levou o time baiano aos 46 pontos, na 15ª posição. O São Paulo terminou o campeonato em 8º, com 51 pontos, aguardando a definição da Copa do Brasil para saber se disputará a Pré-Libertadores ou a Sul-Americana em 2026.

O Internacional também se manteve na elite ao vencer o Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio. O time colorado precisou não apenas dos próprios pontos, mas também das derrotas de Ceará e Fortaleza. Mercado marcou de cabeça aos 4 minutos da segunda etapa, Alan Patrick ampliou de pênalti aos 31, e Carbonero fez o terceiro aos 35. Jhon Jhon descontou aos 42. Com 44 pontos, o Inter fechou o campeonato na 16ª posição, enquanto o Bragantino terminou em 9º, com 49.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Baggio Rodrigues/AGIF