Espetáculo natalino reúne pessoas idosas e envelhecentes em Manaus

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu o espetáculo “O Quebra-Nozes: Uma Releitura”, com a participação de integrantes do programa EnvelheSer 60+ e do projeto Idoso em Movimento. O evento reuniu 500 pessoas e celebrou o envelhecimento ativo com teatro, dança e balé clássico.

Na terça-feira (09/12), uma vivência cultural natalina encantou 500 pessoas idosas e envelhecentes em Manaus. O espetáculo “O Quebra-Nozes: Uma Releitura” contou com apresentações dos grupos do programa EnvelheSer 60+ e do projeto Idoso em Movimento, reunindo teatro, dança e balé clássico no auditório do Ceti Elisa Bessa Ferreira, na zona leste da cidade.

O evento marcou uma experiência transformadora para os participantes. Jaqueline de Alencar Guimarães, de 69 anos e integrante do corpo de baile, destacou o impacto positivo do projeto:

“Estou muito contente por participar deste projeto. A ideia nos rejuvenesce, nos deixa mais alegres e participativos. Tenho 69 anos, mas me sinto com 15.”

Segundo Elmison Bezerra, secretário executivo de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi/Sejusc), o espetáculo integra a Cantata de Natal do EnvelheSer 60+, que leva atividades culturais como teatro e dança para grupos de idosos na capital, reforçando o compromisso com inclusão, bem-estar e envelhecimento ativo:

“Nosso objetivo é celebrar a vida, o envelhecimento ativo e o respeito aos direitos da pessoa idosa, promovendo acolhimento, dignidade e momentos de felicidade.”

A professora de dança Cris Andrade, responsável pela encenação coreográfica, ressaltou que trabalhar com pessoas idosas é transformador:

“Trabalhar com eles é gratificante. A alegria e a energia que trazem tornam cada apresentação única e especial.”

Espetáculo

“O Quebra-Nozes: Uma Releitura” apresentou uma adaptação teatral inovadora, unindo elementos cênicos e coreográficos de diversas linguagens da dança. Pela primeira vez no Projeto Idoso em Movimento, o espetáculo contou com coreografia de balé clássico, oferecendo aos participantes novas experiências artísticas.

A apresentação foi marcada por encanto, afeto e memória afetiva, tornando o período natalino ainda mais especial para os integrantes dos programas EnvelheSer 60+ e Idoso em Movimento, ambos coordenados pela Seadpi.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.