Feriados nacionais e datas locais tornam 2026 favorável a folgas

Ano favorece feriadões e inclui feriados estaduais e municipais em Manaus

O primeiro dia útil de 2026 já começou e, enquanto parte da população retoma a rotina de trabalho, o calendário do ano chama a atenção pelas oportunidades de folgas prolongadas. Com feriados nacionais concentrados em dias úteis e datas locais no Amazonas, 2026 se apresenta como um ano favorável para o planejamento de feriadões.

Ao todo, 2026 terá nove feriados nacionais. Oito deles caem em dias úteis, o que coloca 2026 entre os calendários mais vantajosos dos últimos anos para a formação de feriadões.

Feriados nacionais favorecem emendas

Sete dos nove feriados nacionais ocorrem em segundas ou sextas-feiras, facilitando a emenda com o fim de semana. Entre eles estão o Dia do Trabalho, celebrado em uma sexta-feira, e a Independência do Brasil, que cai em uma segunda-feira.

Outras datas nacionais também permitem planejamento. A Confraternização Universal será em uma quinta-feira, enquanto Tiradentes cairá em uma terça-feira. Com um dia adicional de folga, esses feriados podem se transformar em períodos prolongados de descanso. Com isso, até nove feriados nacionais têm potencial para emenda em 2026.

Pontos facultativos ampliam o calendário

Além dos feriados nacionais, os pontos facultativos aumentam as possibilidades de folga ao longo do ano. Datas como o Carnaval e o Corpus Christi costumam ser adotadas como dias de descanso em diversos estados e municípios.

No caso do Carnaval, o período abrange segunda-feira, terça-feira e a manhã da quarta-feira de Cinzas. Embora não seja feriado nacional, costuma ser tratado como um único feriadão em muitas regiões do país.

Datas locais no Amazonas e em Manaus

No Amazonas, o calendário de 2026 inclui feriados estaduais e municipais que tornam o ano ainda mais favorável. O dia 24 de outubro marca o aniversário da capital amazonense e é feriado municipal, que neste ano acontece em um sábado.

No Amazonas, o dia 5 de setembro é feriado estadual em referência à elevação da região à categoria de província em 1850, quando a antiga capitania de São José do Rio Negro tornou-se independente da Província do Grão-Pará. A data também amplia as possibilidades de descanso para quem vive na capital, imprensando com o dia 7 de setembro, quando comemora-se a Independência do Brasil.

Outro feriado relevante no estado é o dia 8 de dezembro, dedicado à Imaculada Conceição, padroeira do Amazonas, celebrado como feriado religioso em diversas cidades.

Com a soma dos feriados nacionais, pontos facultativos e datas locais, 2026 se apresenta como um ano estratégico para o planejamento de folgas, viagens e períodos prolongados de descanso no Amazonas.

Com informações da G1
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus