Chelsea anuncia Liam Rosenior como novo técnico com contrato até 2032

O Chelsea surpreendeu o mercado e oficializou, na manhã desta terça-feira (6), a contratação de Liam Rosenior como novo técnico da equipe principal. O treinador inglês, de 41 anos, assume o comando deixado por Enzo Maresca, que ficou um ano e meio à frente do clube londrino e foi desligado do cargo no dia 1º de janeiro.

Antes do anúncio do novo comandante, o Chelsea esteve sob a direção interina de Callum McFarlane. No último domingo (4), mesmo em meio à transição no comando técnico, a equipe conseguiu segurar um empate por 1 a 1 com o Manchester City, no Etihad Stadium, pela 20ª rodada da Premier League, com gol marcado por Enzo Fernández. Após 20 jogos, os Blues ocupam a quinta posição na tabela, somando 31 pontos, com oito vitórias, sete empates e cinco derrotas.

O contrato firmado com Rosenior segue a política recente adotada pelo clube, baseada em vínculos de longa duração. O acordo tem validade até julho de 2032, totalizando seis anos, e está alinhado ao prazo dos contratos dos diretores esportivos do Chelsea, que também se encerram na mesma temporada.

A escolha por Rosenior faz parte de uma reestruturação interna promovida pela BlueCo, consórcio norte-americano que controla tanto o Chelsea quanto o Strasbourg. O treinador estava no clube francês desde julho de 2024 e ganhou destaque ao conduzir um dos elencos mais jovens do futebol europeu à sétima colocação da Ligue 1, garantindo vaga em competições continentais. Na atual temporada, deixou o Strasbourg na mesma posição no campeonato nacional e na liderança da fase de liga da Conference League após seis rodadas.

Liam Rosenior iniciou sua trajetória fora das quatro linhas como auxiliar técnico no Derby County, onde trabalhou ao lado de Wayne Rooney. Entre 2022 e 2024, comandou o Hull City antes de se transferir para o futebol francês. Agora, no comando do Chelsea, ele encara o maior desafio da ainda curta carreira como treinador. Como jogador, atuou no futebol inglês entre 2002 e 2018, exercendo a função de lateral-direito.

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Reprodução/Strasbourg