Prefeitura de Manaus entrega 750 registros de imóveis no bairro São Lázaro

Ação do programa 'Manaus Legal' supera 13 mil títulos emitidos na cidade e prevê novas entregas em outros bairros ao longo de 2026
Foto: Haliandro Furtado

A Prefeitura de Manaus entregou, na manhã desta quarta-feira (14), 750 registros definitivos de imóveis a moradores do bairro São Lázaro, na zona sul da capital. A ação integra o ‘Programa Manaus Legal’, voltado à regularização fundiária de áreas ocupadas há anos na cidade.

Com a entrega desta semana, a prefeitura de Manaus ultrapassa a marca de 13 mil títulos distribuídos em todas as zonas de Manaus. A prefeitura informou que pretende ampliar esse número ao longo do ano para reduzir o déficit habitacional.

Durante a coletiva, no bairro Morro da Liberdade, o Prefeito de Manaus, Davi Almeida, afirmou que a regularização garante segurança jurídica às famílias e transforma a posse em direito formal.

“A partir de hoje, nasce a sua propriedade de fato e de direito. O imóvel, a residência, a casa, o lote, que foi de vocês por ocupação. Vocês eram posseiros. Hoje se tornam os proprietários da terra e do imóvel”, disse Davi.

O secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, afirmou que o programa deve avançar para outras áreas da cidade.

“Nós temos o grande desejo de regularizar a tipificada como a quarta maior favela do país, que é a Cidade de Deus. As tratativas estão bastante evoluídas, adiantadas, e a gente pretende já nesse primeiro semestre iniciar os estudos preliminares. Além daquela região, nós também temos parte do Tarumã, parte de São Limões, parte de São Pedro, que já está no cronograma para iniciar nos próximos dias, nas próximas semanas”, declarou o secretário.

Para uma das moradoras do bairro São Lázaro, o documento encerra uma espera de décadas. “Mais de quarenta anos aguardando por esse documento. Hoje em dia é meu agora, é minha casa. É muito caro um documento desse, muito caro. Eu fui até o prefeito, falei para ele da minha gratidão de conseguir esse documento, porque eu mesma não tinha condições de pagar esse documento”, disse uma das beneficiada, Maria Celiane.

Com os registros em mãos, as famílias comtempladas passam a ter a posse legal dos imóveis e maior segurança jurídica. A prefeitura de Manaus informou que novas entregas estão previstas para outros bairros ao longo de 2026.

 

Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus