A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), começou nesta segunda-feira (19/1) um curso preparatório para concursos públicos destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo beneficiários dos programas “Passaporte Social” e “Acesso à Cidadania”.
O curso faz parte do programa “Prosperar Manaus” e busca ampliar o acesso à educação, oferecendo qualificação e preparação para ingresso no serviço público. A primeira turma conta com 30 alunos, número superior às 20 vagas inicialmente previstas devido à alta demanda.
As aulas estão sendo realizadas no Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (Cads), equipamento municipal que atua no fortalecimento de vínculos, na promoção da autonomia e no exercício da cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade. As atividades seguem até o dia 7 de março.
Segundo Nívia Abrahão, coordenadora do Cads, a iniciativa reforça o papel da educação como ferramenta de inclusão social. “Acreditamos que o conhecimento liberta e transforma. Nosso objetivo é oferecer oportunidades a quem mais precisa, seja para concursos públicos ou ingresso em universidades”, explicou.
O professor de matemática Paulo Silva destacou que o curso busca proporcionar igualdade de condições na preparação para concursos. “Vou colocar em prática tudo que aprendi para oferecer conteúdo de qualidade, com metodologia acessível, permitindo que os alunos disputem vagas em concursos e outras seleções com confiança e conhecimento”, afirmou.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






