Entenda o cenário que ameaça o Flamengo no Campeonato Carioca 2026

Rubro-negro é o quinto do grupo B e depende de combinação de resultados

O regulamento do Campeonato Carioca 2026 prevê um cenário que preocupa o Flamengo neste momento da competição: o quadrangular do rebaixamento. Ao fim da fase de grupos, válida como Taça Guanabara, os dois últimos colocados de cada chave avançam para o chamado grupo X, que define o descenso à Série A2.

Atualmente, as equipes que estariam nessa zona de risco são Sampaio Corrêa e Portuguesa, pelo grupo A, além de Flamengo e Maricá, pelo grupo B. Essas quatro equipes disputariam um quadrangular em jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas. Ao término dessa fase, o time que terminar na última colocação será rebaixado.

A situação rubro-negra se agravou após a derrota no clássico contra o Fluminense, no domingo (25). Com o resultado, o Flamengo caiu para a quinta colocação do grupo B, somando quatro pontos em cinco partidas, com uma vitória, um empate e três derrotas. O time está à frente apenas do Maricá, que tem três pontos.

Além da posição delicada, o Flamengo ainda enfrenta um fator complicador: já disputou uma partida a mais que os demais concorrentes diretos do grupo. Na última rodada da fase classificatória, a equipe comandada por Filipe Luis precisa vencer o Sampaio Corrêa e ainda torcer por uma combinação de resultados para evitar a queda ao quadrangular e garantir vaga no mata-mata.

Os jogos do quadrangular do rebaixamento estão previstos para ocorrer entre os dias 11 de fevereiro e 8 de março, período que pode gerar impactos importantes no planejamento do clube da Gávea caso a equipe não consiga escapar da zona de risco.

A participação nessa fase também pode “quebrar” o calendário do Flamengo. Enquanto os clubes que avançam ao mata-mata disputam apenas quatro jogos até a final, quem cair no grupo X terá seis partidas adicionais. Esse cenário poderia provocar conflitos de datas com o início do Campeonato Brasileiro e com as finais da Recopa Sul-Americana, competição na qual o Flamengo enfrenta o Lanús.

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo