Seleção feminina define elenco para Pré-Mundial em Wuhan

Torneio classificatório oferece quatro vagas para a Copa do Mundo de setembro

A seleção brasileira feminina de basquete já tem elenco definido para a disputa do Pré-Mundial, que será realizado em Wuhan, na China, a partir do dia 11 de março. A competição é classificatória para a Copa do Mundo, marcada para setembro, na Alemanha, e vai distribuir quatro vagas para o torneio principal.

O Brasil está no Grupo A do Pré-Mundial e terá pela frente adversários de peso. A chave conta com Bélgica, atual campeã da EuroWomen e já garantida na Copa, além de Mali, Sudão do Sul, República Tcheca e da própria China. As seleções se enfrentam em turno único, e as quatro melhores pontuadas avançam ao Mundial.

As atletas convocadas pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) se apresentarão entre os dias 25 e 27 de fevereiro para viagem à China. Antes da estreia oficial, a equipe fará dois amistosos contra a seleção chinesa, nos dias 4 e 6 de março, na cidade de Chagsha. Após esses compromissos, a comissão técnica anunciará as 12 jogadoras que disputarão o Pré-Mundial.

Entre as 15 atletas chamadas, sete integraram a campanha do vice-campeonato da AmeriCupW, disputada em julho do ano passado: Alana Gonçalo, Bella Nascimento, Cacá Martins, Emanuely de Oliveira, Damiris Dantas, Aline Moura e Kamilla Cardoso. Naquela edição, o título ficou com os Estados Unidos.

A principal novidade da lista elaborada pela técnica norte-americana Pokey Chatman é a armadora Maísa Marçal. A convocação também marca o retorno de jogadoras experientes, como Débora Costa, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Iza Nicoletti, Sassá Gonçalves, Iza Sangalli e Iza Varejão. A ala Vitória Marcelino ficou fora da convocação após solicitar dispensa por motivos pessoais.

O Pré-Mundial feminino será disputado simultaneamente em outras três sedes. Em San Juan, em Porto Rico, competirão Nova Zelândia, Estados Unidos, Itália, Espanha, Porto Rico e Senegal. Já em Istambul, na Turquia, estarão Turquia, Argentina, Austrália, Canadá e Japão. Em Lyon-Villeurbanne, na França, a disputa reunirá Colômbia, Filipinas, Alemanha, Coreia do Sul, França e Nigéria.

A estreia do Brasil será diante da Bélgica, no dia 11 de março. A seleção ainda enfrentará Sudão do Sul, República Tcheca, Mali e China ao longo da fase classificatória.

Jogos da seleção brasileira

Brasil x Bélgica – 11 de março, às 5h30

Sudão do Sul x Brasil – 12 de março, às 2h30

Brasil x República Tcheca – 14 de março, às 2h30

Mali x Brasil – 15 de março, às 2h30

China x Brasil – 17 de março, às 8h30

Convocadas

Armadoras
Alana Gonçalo – BC Neptunas Klaipeda (Lituânia)
Débora Costa – SESI Araraquara
Maísa Marçal – SESI Araraquara

Laterais
Bella Nascimento – Clube União Sportiva (Portugal)
Cacá Martins – SESI Araraquara
Emanuely de Oliveira – SL Benfica (Portugal)
Iza Nicoletti – Unimed Campinas
Rapha Monteiro – Club Deportivo La Salle Melilla (Espanha)
Tainá Paixão – Free Agent

Ala-pivôs
Damiris Dantas – Botas Spor Adana (Turquia)
Iza Sangalli – Sampaio Basquete
Sassá Gonçalves – Free Agent

Pivôs
Aline Moura – SESI Araraquara
Iza Varejão – ZKK Partizan 1953 Beograd (Sérvia)
Kamilla Cardoso – Guangdong Vermilion Birds (China)

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Fiba/Divulgação