O projeto cultural Toadas inicia sua temporada de 2026 no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, retomando o formato original de roda de toadas. A primeira apresentação acontece no dia 27 de fevereiro, às 19h, em evento aberto ao público, marcando 10 anos de atividades dedicadas à preservação das canções e tradições dos bois bumbás de Parintins.
O Toadas já tem quatro edições confirmadas para 2026, todas no Largo São Sebastião, sempre às 19h, com acesso gratuito: 27 de fevereiro, 6, 13 e 27 de março. O projeto mantém o formato intimista de roda de toadas, apresentando os principais sucessos dos bois Garantido e Caprichoso e compartilhando as histórias e contextos culturais por trás das canções.
Criado em 2016 por Neuton Corrêa, maestro Neil Armstrong, humorista Juliano Santana e o cantor Klinger Araújo (in memoriam), o projeto nasceu da necessidade de espaços para artistas do boi-bumbá se apresentarem fora do período oficial do Festival de Parintins. Desde então, o Toadas se consolidou como referência na valorização da cultura bovina, promovendo encontros entre músicos, compositores e público e fortalecendo a preservação da memória e tradição regional.
De acordo com Neuton Corrêa, a edição comemorativa de 2026 retoma o formato original do projeto, priorizando a roda de toadas e o boi raiz. “Vamos apresentar músicas conhecidas, mas também contar as histórias por trás delas, fortalecendo o vínculo entre memória, identidade e tradição”, destaca.
O Largo São Sebastião, ponto turístico e cultural de Manaus, recebe o público local e visitantes nacionais e internacionais, oferecendo uma experiência próxima com os bois de Parintins antes do festival. Atualmente, cerca de 15 músicos compõem a base do projeto, junto à equipe técnica e de produção, gerando trabalho e renda para artistas e profissionais, contribuindo para a economia criativa no Amazonas.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






