Com a chegada do Carnaval na Floresta 2026, a Polícia Militar do Amazonas reforça sua presença nas ruas de Manaus e em municípios do interior, mobilizando um efetivo de 4 mil agentes. O coronel Bruno Azevedo, chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, afirmou que a operação visa garantir a segurança de foliões e turistas, com atuação integrada e cobertura em todos os pontos de grande aglomeração.
Polícia Militar pronta para o Carnaval
Em entrevista ao programa De Olho na Cidade, apresentado por Tatiana Sobreira e Jackson Nascimento, o coronel Bruno Azevedo destacou que o planejamento da PM começa muito antes do início dos eventos.
“Sabemos de várias bandas de carnaval, como bica, Difusora, Banda do Bolevar. Nós temos o desfile das escolas de samba que inclusive começam hoje, quinta-feira, amanhã, sexta. Sábado, o grande bloco especial de carnaval. Nós temos grandes bandas, como Banda do Galo, Bloco das Piranhas, Parque 10, Manaus Memes. Esses são grandes eventos, merecem a atuação da polícia”, afirmou.
O coronel explicou que a tropa é distribuída em pontos estratégicos, não apenas na capital, mas também no interior, em municípios como Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru e Itacoatiara. A prioridade é garantir a segurança tanto para foliões quanto para quem busca lazer em áreas mais tranquilas.
Planejamento estratégico e integração
Segundo o coronel, a distribuição do efetivo segue um planejamento integrado com outros órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros, IMU e Guarda Municipal.
“Em eventos de grande porte, médio e pequeno, há uma distribuição de efetivo conforme a necessidade. Temos cadastro dessas bandas de carnaval, tanto no Governo quanto na Prefeitura, e é feito o planejamento para garantir a segurança sem comprometer o serviço ordinário da polícia”, detalhou.
A PM também utilizará soldados, oficiais em formação e estagiários supervisionados como reforço.
“Esses policiais estão praticamente prontos e vão levar aos foliões mais segurança e qualidade na operação”, disse Azevedo.
Segurança preventiva e orientações ao público
Durante a entrevista, o coronel enfatizou medidas preventivas e orientações para foliões:
“Evite o uso excessivo de bebida alcoólica, vá com moderação. Se for dirigir, escolha motorista da rodada ou transporte seguro. Proteja seu celular, pois é um item muito visado para furtos e roubos. Carnaval tem todo ano, e a vida é só uma”.
Ele ainda comentou sobre o uso da força e abordagem policial:
“Na ROCAM, adotamos o ditado: ‘Na abordagem, ou prendemos o ladrão ou fazemos amizade com o cidadão’. Tudo é feito de forma técnica, gradativa e objetiva, para que todos entendam os comandos”.
Combate a crimes e repressão imediata
O coronel Azevedo reforçou que a PM atuará contra furtos, roubos, venda irregular de bebidas e drogas, tanto nos blocos de rua quanto no sambódromo.
“As forças especiais estão com ação de presença para inibir o crime e garantir que o cidadão sinta-se seguro. O combate ao crime organizado segue firme; ontem, por exemplo, a Companhia de Operações Especiais fez uma grande apreensão de drogas”, relatou.
Cobertura total e continuidade do serviço
O efetivo extraordinário será reforçado com horas extras e suspensão do expediente administrativo, garantindo que a polícia esteja 100% voltada à operação.
“Não haverá interrupção do policiamento ordinário. Tanto o cidadão na cidade quanto aquele que vai ao interior estará seguro. Nosso objetivo é menos acidentes, menos crimes e mais vida”, concluiu o coronel Bruno Azevedo.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






