Carnaval em Codajás reforça conscientização e fiscalização sobre venda de bebidas alcoólicas a menores

O foco da publicação mira na venda ilegal de bebidas alcoólicas para menores de idade e acende alerta sobre fiscalização

 Em um Carnaval marcado por alegria e muita animação nas ruas, a cidade de Codajás (AM) inovou neste ano com uma ação de conscientização e fiscalização para impedir a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. A medida vem acompanhada de uma campanha educativa amplamente divulgada nas redes sociais, inclusive com vídeos que viralizaram no Instagram da prefeitura, chamando atenção para o tema.

Um dos vídeos publicados mostra uma simulação em que uma jovem, simbolizando um menor de idade, tenta comprar bebida alcoólica para o pai, de uma vendedora em uma barraca de bebidas durante a folia. Na cena, a proprietária da barraca de bebidas, se recusa a vender e lembra que a lei brasileira proíbe a venda a menores de 18 anos,  um crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, mesmo que a bebida seja oferecida gratuitamente ou em brincadeira.

Não vendo bebida para menores aqui,  carnaval é festa para toda a família, mas a lei é clara: bebida alcoólica não pode ser vendida ou entregue a quem não tem 18 anos”, diz a responsável pela barraca no vídeo de conscientização.

Além da simulação, o conteúdo traz depoimentos de organizadores da campanha, que explicam que o objetivo é sensibilizar comerciantes e foliões sobre a importância de respeitar a legislação e proteger crianças e adolescentes durante o período de festas. A mensagem também  carrega no post um tom educativo, voltado para as redes sociais oficiais da prefeitura, reforçando a responsabilidade de cada adulto em garantir um ambiente seguro durante as celebrações. 

A polícia local também aparece no material, reforçando que a responsabilidade pela fiscalização não cabe apenas aos estabelecimentos, mas também aos pais e responsáveis pelos menores. Segundo a corporação, será intensificada a presença de agentes nas principais áreas de concentração de pessoas para orientar e, se necessário, agir contra infrações à lei.

A iniciativa de Codajás reflete uma tendência mais ampla em todo o país de usar as mídias sociais como ferramenta educativa e preventiva durante o Carnaval, especialmente em temas sensíveis como o consumo de álcool por menores e a segurança de jovens foliões. 

Autoridades reforçam que o Carnaval pode, e deve, ser aproveitado com responsabilidade. O respeito às regras e a consciência coletiva contribuem para uma festa mais segura para todos, sem prejuízo à diversão.

 

Fonte: Instagram da Prefeitura municipal de Codajás/AM

Foto feita por IA

Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus