Cinema brasileiro brilha nos EUA: O Agente Secreto vence prêmio de Melhor Filme Internacional

Longa de Kleber Mendonça Filho supera produções de outros países no Independent Spirit Awards e reforça presença do Brasil no cinema independente

O filme O Agente Secreto conquistou mais um reconhecimento internacional ao vencer o prêmio de Melhor Filme Internacional no Independent Spirit Awards. A cerimônia ocorreu na noite do último domingo, 15, e colocou o longa brasileiro à frente de produções da Jordânia, Zâmbia, Colômbia e Espanha.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, o filme superou os títulos Tudo que Resta de Você, On Becoming a Guinea Fowl, Um Poeta e Sirát na disputa. Ao receber o troféu, o diretor dedicou a premiação ao ator Udo Kier, que faleceu em novembro, aos 81 anos. “Perdemos Udo recentemente, e ele é um verdadeiro espírito independente”, afirmou.

O Brasil também teve destaque em outra categoria da premiação. O prêmio de Melhor Fotografia foi concedido ao brasileiro Adolpho Veloso, pelo trabalho no filme Sonhos de Trem. O anúncio foi feito por Wagner Moura, que celebrou o reconhecimento ao talento nacional durante a cerimônia. Ao receber o troféu, Adolpho Veloso destacou o momento vivido pelo cinema brasileiro.

“Que ano incrível para o Brasil. Estou muito feliz por representar o Brasil, a América Latina e todos os imigrantes”, disse, encerrando o discurso com uma saudação ao país.

Considerado uma das principais premiações do cinema independente dos Estados Unidos, o Independent Spirit Awards reconhece produções autorais e de menor orçamento, e a vitória reforça a presença do Brasil no circuito internacional.

 

Com informações do G1

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus