Manaus/AM – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediará nesta terça-feira (24) o I Seminário Nacional de Segurança Pública, promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O evento será realizado simultaneamente em Manaus e Brasília, reunindo juristas, magistrados e pesquisadores para discutir temas relacionados à segurança pública na Amazônia.
O seminário terá início às 8h30 em Manaus, no auditório da reitoria da UEA, localizada na Avenida Djalma Batista, 3578, Bairro Flores, e às 9h30 em Brasília. A abertura será feita por Rita Cortez, presidente nacional do IAB, com mediação de Rita Cortez e Mario Juma Miranda Júnior, presidente da Comissão de Segurança Pública do IAB.
Entre os temas discutidos estão inovação na prevenção da violência na Amazônia, crime organizado em territórios vulneráveis, impactos da criminalidade na economia e no setor produtivo, além do uso de câmeras de reconhecimento e biometria facial.
O seminário contará com a participação de especialistas como:
-
André Zoghbi – Educação, Ciência e Inovação na Prevenção da Violência na Amazônia;
-
Eliezer Fernandes Júnior – Sistema de Justiça, Crime Organizado e Territórios Vulneráveis;
-
Ralph Baraúna Assayag – Impactos da Criminalidade na Economia e no Setor Produtivo;
-
Sylvia Chaves da Silva Ramos – Uso de Câmeras de Reconhecimento e Biometria Facial;
-
Flavio Pedro dos Santos Pita – Conceitos de Segurança Pública no Rio de Janeiro;
-
Antônio Gelson de Oliveira Nascimento – Demografia e Política de Segurança Pública baseada em evidências;
-
Ricardo Brisolla Balestreiro – Urbanismo Social e Soluções Estruturais para Prevenção da Violência.
Estudantes de Direito que participarem do evento receberão quatro horas de estágio pela OAB/RJ. O seminário também será transmitido ao vivo pelo canal TVIAB no YouTube, garantindo acesso remoto ao público interessado.
O evento integra uma série de iniciativas da Comissão de Segurança Pública do IAB voltadas para discutir soluções e desafios específicos da região amazônica.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






