Rodrigo Guedes critica gestão municipal, questiona empréstimos e diz que Manaus “está andando para trás”

Durante entrevista ao programa De Olho na Cidade, vereador fez críticas à administração municipal, afirmou que a cidade está abandonada, questionou obras, empréstimos e disse que suas emendas parlamentares enfrentam dificuldades para serem executadas.

O vereador Rodrigo Guedes participou, nesta quinta-feira (25), do programa De Olho na Cidade, da Jovem Pan News Manaus, onde fez uma série de críticas à administração municipal. Durante a entrevista, o parlamentar afirmou que Manaus enfrenta problemas de infraestrutura, mobilidade urbana e conservação dos espaços públicos.

Segundo Guedes, a cidade vive um processo de deterioração.

“Manaus está abandonada. Eu acho que Manaus está andando para trás. Não está parada no tempo, está piorando. O trânsito está caótico, a infraestrutura extremamente esburacada e a qualidade de vida está piorando”, afirmou.

O vereador também defendeu que a prioridade da gestão municipal deveria ser a manutenção da cidade.

“O prefeito tem que ser uma espécie de síndico da cidade. Ficam pensando em coisas mirabolantes e deixam de fazer o básico. Se cuidar da drenagem, das calçadas, do asfalto, da sinalização e da limpeza, o manauara já vai sentir a diferença.”

Críticas aos viadutos e às obras da capital

Durante a entrevista, Rodrigo Guedes também questionou investimentos em grandes obras de mobilidade.

Segundo ele, algumas intervenções não solucionaram os problemas de trânsito.

“Gastam mais de R$ 100 milhões em viadutos que não resolvem o problema. É muito gasto para pouco resultado. Basta olhar que vários pontos continuam congestionados diariamente.”

Parlamentar acusa Prefeitura de dificultar execução de emendas

Ao comentar sua relação com o Poder Executivo, Rodrigo Guedes afirmou que enfrenta dificuldades para conseguir a execução de emendas parlamentares, mesmo quando, segundo ele, possuem caráter obrigatório.

Como exemplo, citou recursos destinados para a reforma do Mercado da Glória e do Campo do Coração do Zumbi.

“A Prefeitura atrapalha de todas as formas possíveis a execução das minhas emendas. A reforma do Mercado da Glória foi destinada em 2023 e até hoje não foi executada.”

O vereador afirmou ainda que os prejuízos recaem sobre a população.

“Quem perde não é o Rodrigo Guedes. Quem perde é o cidadão manauara que deixa de receber essas melhorias.

Rodrigo Guedes critica sucessivos pedidos de empréstimos

Outro tema abordado foi a contratação de empréstimos pelo Executivo Municipal.

O vereador afirmou que votou favoravelmente ao primeiro financiamento solicitado durante a pandemia, mas passou a rejeitar os pedidos seguintes por considerar que havia repetição das justificativas apresentadas nos projetos.

“Comecei a votar contra porque as justificativas eram praticamente as mesmas. Eram as mesmas obras sendo usadas para pedir novos empréstimos, enquanto a população não via os resultados.”

Segundo Guedes, os pedidos de financiamento enviados à Câmara somam mais de R$ 5 bilhões.

Vereador diz ter recusado acordos políticos

Durante a entrevista, Rodrigo Guedes afirmou que já recebeu propostas para integrar a base do Executivo, mas disse que recusou qualquer tipo de acordo político.

“Eu não vou me vender. Se eu quisesse, poderia estar muito rico fazendo o que infelizmente acontece na política. Nunca aceitei esse tipo de acordo.”

Crítica a viagem de ex-prefeito motivou série de vídeos

O vereador também relembrou a repercussão da série de vídeos em que percorre ruas com problemas de infraestrutura.

Segundo ele, a iniciativa surgiu após a divulgação da viagem do então prefeito David Almeida para participar de uma maratona em Barcelona.

“Enquanto o prefeito estava correndo em Barcelona, um morador me mostrou como estava a Rua Barcelona, em Manaus. Foi daí que surgiu a ideia dos vídeos. A pressão ajudou e a rua acabou sendo recuperada dias depois.”

Rodrigo Guedes lamenta episódios de confronto na Câmara

Ao comentar recentes discussões entre vereadores na Câmara Municipal de Manaus, o parlamentar classificou os episódios como prejudiciais à imagem do Legislativo.

“Foi uma baixaria. Quem perde é a sociedade. As pessoas esperam debates de ideias, não discussões sobre questões pessoais.

O vereador afirmou que divergências fazem parte da atividade parlamentar, mas defendeu que os debates ocorram dentro dos limites do respeito institucional.