Nos dias 29 e 30 de outubro, uma ação integrada entre o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam/Ebserh), a Marinha do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) levará atendimento médico, exames e orientação jurídica a comunidades indígenas e ribeirinhas do Polo Base Nossa Senhora da Saúde, área do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus.
A iniciativa, intitulada “Expedição Outubro Rosa – Saúde e Cidadania Navegando Juntas!”, integra as atividades do Outubro Rosa e tem como objetivo fortalecer o cuidado integral à saúde da mulher e ampliar o acesso a exames preventivos, especialmente em regiões de difícil acesso.
Serão atendidas as comunidades de Barreirinha, Boa Esperança, Kuanã, Nova Esperança, São Tomé, Terra Preta e Três Unidos, alcançando 531 pessoas, entre elas 89 mulheres na faixa etária de 25 a 79 anos e 135 crianças de até 14 anos.
Durante os dois dias de atividades, serão realizados exames preventivos, consultas ginecológicas, pediátricas e de clínica geral, além de mamografias, ultrassonografias, radiografias, exames laboratoriais e atendimentos odontológicos e oftalmológicos.
O HUGV mobilizou médicos, residentes e técnicos de radiologia, que utilizarão a estrutura do Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha. Também serão empregados o Navio Carlos Chagas, seis lanchas de apoio e uma aeronave de asas rotativas, somando 140 militares na operação.
Assistência jurídica e rodas de conversa
A OAB-AM, por meio da Comissão Permanente da Mulher Advogada, oferecerá atendimento jurídico individualizado, abordando temas como direitos da mulher, previdência, família, trabalho e regularização fundiária. A programação inclui ainda palestras, rodas de conversa e ações educativas sobre violência doméstica, saúde mental e cidadania feminina.
Saúde indígena e integração de políticas
De acordo com André Ricardo Corrêa, coordenador do DSEI Manaus, a ação fortalece a rede de atenção básica.
Com esse apoio conjunto, contribuímos para uma assistência mais resolutiva, humanizada e culturalmente adequada. Essa ação reafirma o compromisso da SESAI e do DSEI Manaus com a promoção da equidade no SUS, garantindo cuidado integral e contínuo às populações indígenas”, afirmou.
Contexto institucional
O HUGV-Ufam integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a empresa pública administra 45 hospitais universitários federais, que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atuam na formação de profissionais e pesquisa científica.
Com informações Assessorias de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Freepik



