Alerta nacional: Brasil registra 29 casos confirmados de intoxicação por metanol, segundo governo

De acordo com o Ministério da Saúde, 12 mortes estão sob investigação por possível intoxicação.

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) que o Brasil já contabiliza 29 casos confirmados de intoxicação por metanol resultante da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas,  um aumento de cinco casos em relação ao balanço da útima quarta-feira (8).

Dos 29 casos confirmados, 25 foram registrados em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Além disso, há 217 notificações em investigação no país (queda em relação às 235 registradas anteriormente) e 249 casos suspeitos descartados até o momento. Até agora, apenas os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul confirmaram casos de intoxicação por metanol.

Suspeitos por estado

São Paulo lidera com 160 investigações em aberto, representando 73,7 % do total nacional. Na sequência, aparecem Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).

Óbitos sob investigação

Não houve novas confirmações de mortes atribuídas ao metanol desde a última quarta-feira. As cinco mortes confirmadas até agora ocorreram no estado de São Paulo. No entanto, 12 óbitos seguem sob investigação — um caso a mais do que no último balanço. Os estados com casos suspeitos são: Ceará (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (3) e São Paulo (6).

Situação em Manaus

Em Manaus, as ações de fiscalização foram reforçadas após o alerta nacional sobre bebidas adulteradas com metanol. Nos últimos dias, a Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) intensificou as inspeções em distribuidoras e bares da capital.

Durante a operação “Zero Metanol”, foram apreendidos mais de 13 mil litros de bebidas irregulares, entre cervejas e energéticos, armazenadas de forma inadequada. Os produtos foram inutilizados e o estabelecimento autuado.

Em outra frente, uma operação conjunta entre a Polícia Civil, Procon Manaus e Visa Manaus, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, vistoriou pontos de venda na Zona Leste da cidade, encontrando bebidas fora do prazo de validade e outras irregularidades.

Até o momento, não há registro de casos de intoxicação por metanol no Amazonas, mas os órgãos de fiscalização seguem em alerta para prevenir ocorrências e garantir a segurança dos consumidores.

Com informações da Agência Brasil e SEMSA Manaus*

Acompanhe a entrevista completa: Radar 98, Jovem Pan News Manaus (98.7)

Por Tatiana Sobreira, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *