O uso da ferramenta tecnológica Paredão, implantada em 2021 pelo Governo do Amazonas, ajudou a reduzir em 75% os roubos de veículos no estado nos últimos quatro anos. Em 2025, foram registrados 587 casos, o menor número da série histórica, contra 2.341 em 2021, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
O Paredão integra o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, coordenado pela SSP-AM, e conta com câmeras fixas, totens espalhados pela capital, câmeras embarcadas em viaturas da Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), além de equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial. Desde julho de 2025, a ferramenta passou a ser utilizada em todas as viaturas da capital e do interior.
Segundo o Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP-AM, os crimes de furto também tiveram redução de 9% em 2025, enquanto 1.409 veículos foram localizados com apoio do Paredão. Apenas com as câmeras de leitura automática de placas embarcadas em viaturas, foram recuperados 85 veículos, sendo 72 em Manaus e 13 no interior do estado.
O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, destacou que os resultados do Paredão dependem da tecnologia aliada à atuação dos policiais e reforçou o trabalho da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e da Polícia Militar.
Reduções nos últimos anos:
-
2021: 2.341 roubos de veículos
-
2025: 587 roubos de veículos (queda de 75%)
-
2025 em comparação a 2024: queda de 31%
O sistema permite transmissão de imagens em tempo real para o Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública (Ciaisp), acionando equipes próximas para abordagem e recuperação imediata de veículos. Após a localização, os veículos são encaminhados à DERFV para devolução aos proprietários.
O Paredão é considerado um dos sistemas mais modernos do país e tem se mostrado aliado estratégico no combate à criminalidade no Amazonas, atuando na capital e em municípios do interior.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






