Em setembro, o preço médio do aluguel residencial em Manaus apresentou queda de 0,64%, marcando o segundo mês consecutivo de redução nos valores. Segundo o Índice FipeZap de Locação Residencial, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apesar da retração recente, o acumulado de alta no ano é de 2,02%, e nos últimos 12 meses, a variação positiva chega a 5,07%.
O preço médio por metro quadrado em Manaus está em R$ 48,52, enquanto o rendimento anual de um investimento imobiliário na cidade, conhecido como rental yield, é de 8,06%. Esta métrica expressa o retorno anual bruto obtido com o aluguel em relação ao valor total do imóvel.
Contexto nacional e comparação com outras capitais
No cenário nacional, o mercado de locação residencial registrou alta de 0,66% em agosto, revertendo uma tendência de desaceleração que vinha desde maio. Entre as capitais brasileiras, Brasília, Teresina e Belém destacaram-se pelas maiores altas nos preços dos aluguéis.
O índice geral acumulou avanço de 6,83% no ano até agosto, superando o índice oficial de inflação (IPCA) de 3,15% no período. Das 22 capitais monitoradas pela FipeZap, 20 apresentaram aumentos nos valores em agosto, com exceção de Manaus e Campo Grande, que tiveram quedas.
Perfil dos imóveis e rentabilidade
Imóveis com três dormitórios lideraram as altas mensais de preço (0,87%), enquanto unidades de um dormitório tiveram a maior valorização acumulada em 12 meses (10,99%).
No Brasil, o preço médio do aluguel residencial em agosto foi de R$ 49,77 por metro quadrado, com São Paulo liderando o ranking das capitais mais caras, seguido por Recife e Belém. Já as capitais com os preços mais baixos foram Teresina e Aracaju.
Para investidores, a rentabilidade média anual do aluguel residencial foi estimada em 5,94%, com as maiores taxas em Belém, Recife e Cuiabá.
Perspectivas do mercado
Com a valorização acumulada, os aluguéis continuam a impactar o orçamento das famílias brasileiras, indicando um mercado imobiliário aquecido, mesmo diante do cenário de juros elevados.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.