Árbitra do Amazonas estreia como central na Série A1

Adriana Costa Farias será responsável por Ferroviária x Botafogo em Araraquara

O futebol amazonense alcança um marco inédito neste fim de semana. Pela primeira vez, uma representante do estado atuará como árbitra central em um jogo da Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A1. A escolhida é Adriana Costa Farias, integrante do quadro da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e da Confederação Brasileira de Futebol.

Ela comandará o duelo entre Ferroviária e Botafogo, válido pela segunda rodada da competição. O confronto está marcado para sábado (21), às 18h (horário de Brasília), na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Natural de Porto Velho (RO) e formada em educação física, Adriana iniciou na arbitragem em 2015, após convite do árbitro Raimundo Chagas. Começou como assistente e, depois de cinco anos de atuação, foi indicada para os testes da CBF. Aprovada, passou a integrar o quadro nacional da entidade.

No currículo, soma 36 partidas como assistente pela CBF. Em 2024, realizou as avaliações físicas e teóricas para a função de árbitra central, foi novamente aprovada e, desde então, acumula 23 jogos como principal responsável pelo apito em competições organizadas pela CBF, incluindo as Séries A2 e A3 do Brasileirão Feminino e a Copa do Brasil Feminina, além de partidas promovidas pela FAF.

A escala oficial para a partida entre Ferroviária e Botafogo conta ainda com Marcelo de Almeida Silva (CBF-SP) e Maria Eduarda Silva Pires (CBF-SP) como assistentes. Talita Ximenes de Freitas (CBF-SP) será a quarta árbitra, enquanto Gustavo Cesar Pedrozo (CBF-SP) atuará como analista.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Arquivo Pessoal