Atendimentos de licenciamento urbano em Manaus crescem 11% em 2025

Número de processos formalizados e atendimentos eletrônicos aumentou em relação a 2024. Serviços do Instituto Municipal de Planejamento Urbano devem ser ampliados em plataforma online.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) registrou crescimento de 11,7% nos atendimentos em 2025 em comparação a 2024. Até novembro, foram realizados 61.621 serviços, incluindo formalização de 660 processos, recebimento de 3.145 e-mails e mais de 722 ligações em novembro, que teve aumento mensal de 7,8%.

Desde janeiro de 2021, a gestão contabiliza mais de 271 mil atendimentos. Todos os serviços passam pela Gerência de Atendimento (Geat), disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

Entre os serviços oferecidos estão solicitações de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se e processos de desmembramento. A formalização dos pedidos ocorre por e-mail e, em breve, muitos processos estarão disponíveis em plataforma online para emissão direta pelos requerentes.

Os interessados devem enviar requerimentos padrão, disponíveis no site do Implurb, em formato PDF, anexando todos os documentos necessários em um único arquivo. O site também oferece tutorial sobre como enviar a documentação.

Os canais de atendimento incluem telefone (92) 3625-2947, das 8h às 14h, e WhatsApp pelos números (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589. O atendimento presencial na Geat ocorre no mesmo horário, sem intervalo. Demandas devem ser enviadas para respostaimplurb@outlook.com.

Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus