O município de Barcelos, no interior do Amazonas, deu um passo para ampliar o acesso de crianças e adolescentes ao esporte com a formalização de uma cooperação técnica voltada à implantação do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).
A intenção de Acordo de Cooperação Técnica foi formalizada no sábado (30/01) e envolve a articulação entre o município de Barcelos e o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). A proposta é estruturar um polo esportivo no município, utilizando equipamentos já existentes, como o Campo Pereirão e o Ginásio Bertino Rodrigues.
O núcleo do Pelci em Barcelos deve iniciar as atividades com, no mínimo, 60 alunos, com previsão de ampliação para até 120 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos. As modalidades previstas para o início das atividades são futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e jiu-jitsu.
A cooperação técnica permite o planejamento conjunto das ações e a organização do uso de recursos para garantir a oferta contínua das atividades esportivas no município. A iniciativa busca fortalecer o esporte como ferramenta de inclusão social, convivência comunitária e desenvolvimento de jovens no interior do estado.
Criado em 2021, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e tem como foco o estímulo à prática esportiva, a inclusão social e a identificação de novos talentos. Atualmente, o programa conta com núcleos em Manaus e em municípios do interior, somando mais de 15 mil jovens atendidos ao longo de três anos de atuação.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






